PGR denuncia mais 139 bolsonaristas envolvidos nos atos terroristas de 8 de janeiro

Atualizado em 14 de fevereiro de 2023 às 17:14
Golpistas invadem e depredam o STF, Congresso Nacional e Palácio do Planalto em Brasília. Foto: Ton Molina

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira (14) mais 139 pessoas envolvidas nos atos terroristas de 8 de janeiro, em Brasília.

Dos denunciados, 137 bolsonaristas foram presos em flagrante dentro do Palácio do Planalto, outras duas pessoas foram detidas na praça dos Três Poderes portando rojões, facas, cartuchos de gás lacrimogênio e itens usados para fazer explosivos como coquetel molotov.

O documento é assinado pelo subprocurador-geral da República, Carlos Frederico Santos, coordenador do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos do Ministério Público Federal (MPF).

“[Cada denunciado] participou ativamente e concorreu com os demais agentes para a destruição dos móveis que ali se encontravam. Todos gritavam palavras de ordem demonstrativas da intenção de deposição do governo legitimamente constituído”, diz um trecho da peça enviada pela PGR ao STF.

Ao todo, o órgão já denunciou 835 pessoas: 645 incitadores, 189 executores e um agente público por omissão. O relator do caso é o ministro Alexandre de Moares.

Os golpistas são acusados de crimes como associação criminosa armada; abolição violenta do Estado Democrático de Direito; dano qualificado contra o patrimônio da União; e deterioração de patrimônio tombado, com concurso de pessoas e concurso material.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link