PGR pede abertura de inquérito contra três deputados bolsonaristas por incitar atos terroristas

Atualizado em 11 de janeiro de 2023 às 20:05
Deputados federais Clarissa Tércio (PP-PE), André Fernandes (PL-CE) e Silvia Waiãpi (PL-AP). Foto: Reprodução

A Procuradoria-Geral da República acionou nesta quarta-feira (11) o Supremo Tribunal Federal para investigar a atuação de três deputados federais recém-diplomados na incitação dos atos terroristas às sedes dos Três Poderes em Brasília no último domingo (8).

Entre os deputados está André Fernandes e Silvia Waiãpi, ambos do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. O terceiro parlamentar citado na ação é Clarissa Tércio (PP-PE).

De acordo com o Ministério Público Federal, “postagens feitas por eles em redes sociais antes e durante as invasões podem configurar incitação pública à prática de crime (conduta prevista no art. 286 do Código Penal) e tentativa de abolir, mediante violência ou grave ameaça, o estado democrático de direito”.

Os pedidos foram assinados pelo subprocurador Carlos Frederico dos Santos, designado pelo procurador-geral Augusto Aras para conduzir as investigações sobre os atos antidemocráticos.

Caberá ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, acolher a ação ou arquivá-la.

A PGR cita que André Fernandes, chegou a postar uma foto nas redes sociais da porta do gabinete de Moraes. Já Clarissa Tércio divulgou um vídeo fomentando a invasão ao Congresso: “Acabamos de tomar o poder”. Waiãpi também é acusada de divulgar vídeos das invasões fomentando os atos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link