PGR quer lista com todos os posts de Bolsonaro sobre urnas, STF e militares nas redes

Atualizado em 17 de julho de 2023 às 17:16
Jair Bolsonaro no celular
Presidente da República Jair Bolsonaro conversa por telefone com o Primeiro-Ministro de Israel Benjamin Netanyahu. Foto: Isac Nóbrega/PR

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que mande as plataformas que controlam as redes sociais apresentarem um documento com todas as publicações do ex-presidente Jair Bolsonaro sobre os temas eleições, urnas eletrônicas, Forças Armadas e a própria Corte. O pedido foi feito nesta segunda (17) em inquérito que apura quem foram os incitadores dos ataques terroristas de 8 de janeiro.

O subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos, responsável pela investigação do episódio, diz que a solicitação já foi feita, mas não chegou a ser analisada por Moraes e, por isso, reiterou o pedido.

A PGR quer acesso a todas as postagens feitas por ele no Facebook, Instagram, TikTok, Youtube, Twitter e Linkedin que sejam “referentes a eleições, urnas eletrônicas, Tribunal Superior Eleitoral, Supremo Tribunal Federal, Forças Armadas e fotos e/ou vídeos com essas temáticas”.

Também foram requeridas as métricas de cada publicação – como número de visualizações, curtidas, compartilhamentos e comentários – e uma lista completa dos seguidores do ex-presidente nas plataformas.

Segundo a PGR, o objetivo é obter “dados concretos” que possam “fundamentar uma análise objetiva do alcance das mensagens, vídeos e outras manifestações publicadas pelo ex-presidente da República nas redes sociais”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.