PGR quer lista com todos os posts de Bolsonaro sobre urnas, STF e militares nas redes

Atualizado em 17 de julho de 2023 às 17:16
Jair Bolsonaro no celular
Presidente da República Jair Bolsonaro conversa por telefone com o Primeiro-Ministro de Israel Benjamin Netanyahu. Foto: Isac Nóbrega/PR

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que mande as plataformas que controlam as redes sociais apresentarem um documento com todas as publicações do ex-presidente Jair Bolsonaro sobre os temas eleições, urnas eletrônicas, Forças Armadas e a própria Corte. O pedido foi feito nesta segunda (17) em inquérito que apura quem foram os incitadores dos ataques terroristas de 8 de janeiro.

O subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos, responsável pela investigação do episódio, diz que a solicitação já foi feita, mas não chegou a ser analisada por Moraes e, por isso, reiterou o pedido.

A PGR quer acesso a todas as postagens feitas por ele no Facebook, Instagram, TikTok, Youtube, Twitter e Linkedin que sejam “referentes a eleições, urnas eletrônicas, Tribunal Superior Eleitoral, Supremo Tribunal Federal, Forças Armadas e fotos e/ou vídeos com essas temáticas”.

Também foram requeridas as métricas de cada publicação – como número de visualizações, curtidas, compartilhamentos e comentários – e uma lista completa dos seguidores do ex-presidente nas plataformas.

Segundo a PGR, o objetivo é obter “dados concretos” que possam “fundamentar uma análise objetiva do alcance das mensagens, vídeos e outras manifestações publicadas pelo ex-presidente da República nas redes sociais”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link