
A Procuradoria-Geral da República solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de um inquérito para investigar os autores intelectuais dos atos terroristas promovidos por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em Brasília no último domingo (8).
De acordo com o g1, o pedido feito pela PGR não citou o ex-presidente. Entretanto, a manifestação diz que vai investigar todos os que fizeram ataques às urnas, insinuação de fraudes eleitorais, ataques ao STF, “mesmo estando no exterior”.
O documento diz que os autores intelectuais são aqueles que propagaram teorias golpistas que promoveram “mobilização da massa violenta”.
A Procuradoria também vai investigar aqueles que fizeram a associação do Congresso de maneira “injusta e indiscriminada” à corrupção.
Além da abertura do inquérito, foi solicitado ao Supremo para que o Facebook, TikTok, Instagram e Twitter indiquem os perfiz que foram reconhecidos como difusores massivos de publicações atentatórias à democracia e contrárias aos resultados das eleições.
A PGR também pediu a criação de outros 3 inquéritos. Um deles é para investigar o núcleo de executores materiais dos crimes, formado pelas pessoas detidas em flagrante e outros que ainda não foram presos.