PIB em 2024 vai crescer mais ‘porque feriados serão aos sábados’, diz Lula

Atualizado em 10 de novembro de 2023 às 17:42
Lula em reunião com ministros

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, realizou uma reunião na manhã de sexta-feira (10) com ministros responsáveis por pastas sociais. O encontro teve como objetivo avaliar as ações realizadas por cada ministério. Lula expressou insatisfação com a quantidade de feriados prolongados em dias úteis este ano.

Lula instruiu os ministros a não agendarem viagens até o Natal, pois planeja uma reunião para revisar as atividades de 2023 e planejar as de 2024. O presidente mencionou que no próximo ano espera um aumento do PIB, já que muitos feriados cairão aos sábados, o que poderia beneficiar a economia ao reduzir os dias de folga durante a semana.

“Depois dessa reunião vocês podem embarcar para uma viagem, para umas férias de cinco dias, seis dias, e voltar a trabalhar. Porque esse ano teve muito feriado prolongado, exageradamente esse ano teve muito feriado prolongado”, disse.

“No ano que vem os feriados cairão no sábado, significa que o PIB vai crescer um pouco mais, porque as pessoas vão ficar um pouco mais a serviço do mundo do trabalho”.

Os feriados de Dia de Tiradentes, Independência do Brasil, Dia de Nossa Senhora Aparecida e de Finados em 2024 ocorrerão nos finais de semana.

Esta reunião segue uma série de encontros setoriais, sendo que na sexta-feira anterior (3), Lula se reuniu com os líderes dos ministérios de infraestrutura do governo.