Pintura “Dançarinas Russas”, de Degas, é rebatizada “Dançarinas Ucranianas”

Atualizado em 16 de abril de 2022 às 21:59
Edgar Degas, Ukrainian Dancers (1899) | FOTO © The National Gallery, London (Reprodução)

A National Gallery em Londres mudou o título de um desenho de Edgar Degas em sua coleção de dançarinos russos para dançarinos ucranianos. A mudança, que veio após pressão nas mídias sociais, reflete um esforço contínuo para que as instituições sejam mais precisas em suas caracterizações da cultura ucraniana e russa.

A precisão do título “tem sido um ponto de discussão contínuo por muitos anos”, disse a National Gallery ao The Guardian, acrescentando que um aumento no foco desde que a Rússia invadiu a Ucrânia levou as autoridades a “atualizar o título da pintura para refletir melhor o assunto”.

Degas provavelmente encontrou a trupe de dança quando esta estava se apresentando perto de sua casa em Paris em locais como o Moulin Rouge e o Folies-Bergère. Na pintura, as figuras são contornadas frouxamente para que pareçam em movimento, com as pernas elevadas a meio passo.

As dançarinas têm cabelos compridos decorados com fitas nas cores nacionais ucranianas de azul e amarelo; seus trajes tradicionais as identificam como bailarinas camponesas, não as bailarinas de formação clássica que aparecem em muitas das obras de Degas. O artista descreveu esta série, que completou por volta de 1899, como “orgias de cor” que capturavam o espírito irrestrito dos artistas.

Tanya Kolotusha, uma ucraniana que vive em Londres, postou a pintura de Degas no Instagram com uma legenda observando que a Rússia estava e ainda está “se apropriando de muitos elementos da cultura ucraniana”. A National Gallery respondeu diretamente nos comentários para informá-la de que o título havia sido atualizado. A obra não está em exibição no momento.

Os historiadores notaram que títulos e enquadramentos têm sido frequentemente usados ​​como uma ferramenta para consolidar a influência russa. Olesya Khromeychuk, historiadora e diretora do Instituto Ucraniano com sede em Londres, escreveu: “Putin tem um dos maiores exércitos do mundo, mas também tem outras armas. Cultura e história ocupam um lugar de destaque em seu arsenal”. Ela observa que “cada ida a uma galeria ou museu em Londres com exposições de arte ou cinema da URSS revela uma má interpretação deliberada ou apenas preguiçosa da região como uma Rússia sem fim; muito parecido com o que o atual presidente da Federação Russa gostaria de ver”.

Tanto o Metropolitan Museum de Nova York quanto o Museum of Fine Arts de Houston têm pastéis de Edgar Degas intitulados Russian Dancer em suas coleções, e o Getty Museum organizou a exposição “Degas: Russian Dancers and the Art of Pastel” em 2016.

Nem o Met nem a instituição MFA Houston responderam a perguntas sobre uma futura mudança de nome até o momento.

Publicado originalmente no site DASARTES