PL aluga casa em condomínio de luxo para Bolsonaro permanecer em Brasília

Atualizado em 7 de dezembro de 2022 às 13:37
O presidente Jair Bolsonaro (PL) caminhando na residência oficial do presidente, Palácio do Alvorada
Foto: Reprodução/Veja/Cristiano Mariz

Após a vitória do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições, o presidente Jair Bolsonaro (PL) terá que deixar o Palácio do Alvorada, a residência oficial do presidente. O PL desembolsou o aluguel de uma casa de quatro quartos em um condomínio de luxo fundado em 1996. As despesas de aluguel, condomínio e IPTU ficarão a cargo do partido.

No entanto, mesmo com a derrota, a procura de uma casa para morar a partir do dia 1° de janeiro de 2023 não é um problema para o presidente, que já tem um novo lugar para residir. O Palácio da Alvorada será trocado pelo condomínio Ville de Montagne, situado no bairro do Jardim Botânico, em Brasília (DF).

Apesar disso, o ex-deputado e presidente do PL, Valdemar da Costa Neto (PL), está espantado com a fraqueza apresentada pelo chefe do Executivo desde sua derrota. O presidente do partido questiona a capacidade de Bolsonaro de liderar a oposição. 

Segundo o site oficial do próprio Ville de Montagne, o espaço trata-se de um local com “áreas de encostas, nascentes, cachoeiras e muito verde que cerca a região, (…) com exuberante magnitude de natureza, objetivando morada saudável, preservando o que de melhor oferece a situação ecológica da região, onde o bem estar, a paz, as flores, a harmonia, a fraternidade e o amor façam morada conosco”.

O partido do presidente, antes de escolher a nova residência de Bolsonaro, levou em consideração a segurança que o condomínio oferece, por ser um local mais isolado. O ministro da Justiça, delegado Anderson Torres (União), tem uma casa na propriedade.

Outro fator que pesa na decisão de Bolsonaro de permanecer em Brasília é a proximidade com seus filhos, o senador Flávio Bolsonaro (PL), e o deputado Eduardo Bolsonaro (PL), que continuarão morando na capital.

O condomínio, aliás, também será ocupado pelo vice-presidente e eleito senador Hamilton Mourão (Republicanos). Ao contrário do que manifestantes bolsonaristas vêm insistindo nas últimas semanas em relação ao pleito, Mourão aceitou a vitória de Lula e disse “foi eleito e agora tem que governar”.

Antes da mudança do ex-capitão, outra questão que fica: o que será do célebre imóvel no Vivendas da Barra, no Rio de Janeiro, onde ele morava antes de assumir a presidência?

Segundo o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, Bolsonaro não deve voltar para o Rio de Janeiro. O antigo imóvel já está fechado há quase quatro anos. Segundo interlocutores do presidente, “está sendo comido pelos cupins, pois ninguém nunca mais entrou lá”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link