PL avalia que Bolsonaro deve ficar mais tempo fora do país e esperar a “poeira baixar”

Atualizado em 19 de janeiro de 2023 às 8:17
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) – Foto: Andressa Anholete/Getty Images

Após os atentados terroristas promovidos por simpatizantes do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em Brasília, no dia 8 de janeiro, integrantes do PL, partido do ex-capitão, mudaram de opinião sobre exilá-lo.

De acordo com informações da colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo, os integrantes da legenda afirmaram que a avaliação é a de que é melhor Bolsonaro submergir, ou seja, passar mais um tempo afastado e “esperar a poeira baixar”.

Vale destacar que antes dos atos terroristas protagonizados bolsonaristas nas sedes dos Três Poderes em Brasília, a posição da cúpula do PL era a de que ex-capitão deveria voltar para o Brasil o mais rápido possível. A sigla avaliava que o ex-presidente deveria recuperar o capital político e se firmar como principal oposição ao governo Lula.

No entanto, aliados do ex-presidente não descartam a possibilidade de Bolsonaro emendar o “exílio” nos EUA com uma temporada na Itália. Antes disso, o ex-capitão pretende fazer palestras pelo território norte-americano para custear suas despesas enquanto estiver longe do Brasil, apontou a Folha de S. Paulo.

A avaliação entre integrantes do PL é de que tanto o STF quanto o TSE estão “fechando o cerco” contra o ex-presidente em diversas frentes e a melhor estratégia seria Bolsonaro ficar o maior tempo possível fora do país para evitar uma confusão maior.

“Com os ataques em Brasília e a minuta, Bolsonaro está no olho do furacão. É melhor esperar um tempo lá fora para esperar a situação se acalmar. Se ele voltar agora, a confusão será grande”, resume um integrante da legenda.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link