PL das Fake News: Dino vai acionar Senacon contra o Google por prática abusiva

Atualizado em 1 de maio de 2023 às 18:45
Google faz campanha contra o PL das Fake News. (Foto: Reprodução)

O ministro da Justiça, Flávio Dino, prometeu acionar a Secretaria Nacional do Consumidor contra o Google por possível prática abusiva. O buscador tem exibido uma campanha contra o Projeto de Lei 2360/2020, conhecido como PL das Fake News, para os usuários brasileiros.

“Estou encaminhando o assunto à análise da Secretaria Nacional do Consumidor, órgão do Ministério da Justiça, à vista da possibilidade de configuração de práticas abusivas das empresas”, afirmou o ministro.

O Google tem exibido textos, como o intitulado “O PL das fake news pode piorar sua internet”, na sua página principal antes de qualquer pesquisa. O link leva a uma publicação no blog da empresa, que alega que o texto vai “aumentar a desinformação no Brasil”. A empresa ainda pede que os usuários contatem deputados federais e diz que o projeto “pode aumentar a confusão sobre o que é verdade ou mentira”.

Além do buscador, o Twitter também tem participado da campanha contra o PL. A rede social tem censurado usuários que tentam tratar do tema e impedido que eles usem termos relacionados ao texto em publicações.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.