PL omite comprovação de despesas em prestação de contas de 2022 ao TSE

Atualizado em 12 de setembro de 2023 às 8:57
O ex-presidente Jair Bolsonaro e o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto. Foto: Reprodução

O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, apresentou à Justiça Eleitoral dados errados de sua movimentação financeira do ano de 2022, quando o ex-mandatário tentou se reeleger. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo.

De acordo com os dados públicos de transparência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o PL declarou um gasto de R$ 448 milhões no ano passado, a maior parte dinheiro público dos fundos partidário e eleitoral.

No entanto, um levantamento feito pelo Movimento Transparência Partidária mostra que o TSE só recebeu notas fiscais que totalizam R$ 41 milhões, ou seja, apenas 8% do total da despesa informada pela legenda do ex-capitão.

Ao se filiar ao PL, Bolsonaro agradece 'confiança' de Valdemar Costa Neto, condenado no mensalão - Jornal O Globo
Valdemar Costa Neto e Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução

Ao TSE, a sigla ainda apresentou petições requerendo a reabertura da sua prestação de contas devido à “ausência de informações importantes e equívocos nos lançamentos dos dados”.

A área técnica do TSE, entretanto, já se manifestou sobre os documentos, afirmando que a prestação de contas do partido “não reflete sua movimentação financeira” por omitir receitas recebidas do fundo eleitoral e não incluir “a documentação comprobatória de origens e aplicações” no sistema de prestação de contas partidárias.

Vale destacar que o informe do PL relativo a 2022 só será analisado de forma conclusiva pela Justiça Eleitoral em 2027, devido à morosidade da Justiça Eleitoral.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link