PL quer fazer turnê de micareta golpista para fortalecer Bolsonaro

Atualizado em 6 de março de 2024 às 16:56
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ao lado de Michelle, ex-primeira-dama, e do pastor Silas Malafaia, durante ato na Paulista. Foto: Danilo Verpa/Folhapress

Membros da alta cúpula do Partido Liberal (PL) estão considerando a possibilidade de replicar em outros estados a estratégia adotada no ato pró-Jair Bolsonaro em São Paulo em fevereiro. Essa medida visa reagir às investigações conduzidas pela Polícia Federal (PF) no âmbito da Operação Tempus Veritatis, que apura a trama golpista pelo ex-presidente ao perder as eleições de 2022.

Segundo a Folha de S.Paulo, integrantes do partido têm mantido conversas com Bolsonaro para que ele promova manifestações semelhantes em locais como Rio de Janeiro e Belo Horizonte. A avaliação dentro do PL é que o evento na capital paulista demonstrou o vigor político do ex-presidente, servindo como uma forma de manter a militância engajada, especialmente em um ano de eleições municipais.

Além disso, o ato reforçou a narrativa propagada por Bolsonaro de que ele é alvo de perseguição por parte do Judiciário e que não teria planejado um golpe de Estado, contrariando as investigações da PF. Para aliados, essa estratégia pode ajudar a “equilibrar” as forças com o Supremo Tribunal Federal (STF), ao demonstrar o apoio popular significativo ao ex-presidente e, consequentemente, dividir o país.

Pessoas próximas ao ex-mandatário concordam com a realização de novos atos, desde que sejam espaçados no tempo, evitando uma banalização que poderia enfraquecer as manifestações.

O último ato realizado pelo ex-presidente na avenida Paulista reuniu cerca de 185 mil de apoiadores, segundo um levantamento da Universidade de São Paulo (USP) e foi convocado por ele mesmo, com o intuito de se defender das suspeitas levantadas pela PF.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), reconheceu a dimensão do evento, enquanto políticos de extrema-direita consideraram o evento um sucesso tanto pela quantidade de participantes quanto pelo tom moderado adotado por Bolsonaro em seu discurso.

No lugar de ataques diretos contra instituições como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o STF, como era praxe durante seu mandato, Bolsonaro adotou uma postura mais amena em suas críticas. Ele enfatizou sua busca pela pacificação do país e pediu anistia para os presos pelo ataque de 8 de janeiro de 2023.

“O que é golpe? É tanque na rua, é arma, conspiração. Nada disso foi feito no Brasil”, disse ao discursar para a massa bolsonarista. “Agora o golpe é porque tem uma minuta do decreto de estado de defesa. Golpe usando a Constituição? Tenha paciência”, afirmou o ex-presidente.

Por essa fala, Bolsonaro acabou fornecendo, segundo investigadores, provas contra si mesmo ao abordar diretamente as suspeitas que recaem sobre ele. Na ocasião, a minuta golpista encontrada na sede do PL em Brasília. Para os investigadores, o discurso mostrou que ele sabia da existência do documento.

O ex-presidente ainda negou ter planejado um golpe e criticou o que chamou de “abuso por parte de alguns” que contribuem para a insegurança no país.

Apesar das investigações em curso, a cúpula do PL acredita que as mesmas não devem prejudicar o capital político de Bolsonaro nem sua capacidade de transferir votos nas eleições municipais. O partido continua apostando em candidaturas como a do Delegado Ramagem, no Rio de Janeiro, e do apoio ao prefeito Ricardo Nunes, em São Paulo, como estratégias-chave para as eleições futuras.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe do nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link