Planalto desmente Zelensky e afirma que ele foi convidado para posse de Lula

Atualizado em 12 de dezembro de 2023 às 0:17
Montagem de fotos de Lula e Volodymyr Zelensky
Planalto afirma que convidou Zelensky para a posse de Lula – Reprodução

O Palácio do Planalto refutou, nesta segunda-feira (11), as alegações do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, de que não foi convidado para a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ocorrida em janeiro.

A resposta do Planalto veio após Zelensky afirmar, em entrevista no domingo (10), que não recebeu um convite para a posse de Lula. O presidente ucraniano comunicou ao repórter do Fantástico Álvaro Pereira Júnior que, embora tenha comparecido à posse do ultraliberal Javier Milei na Argentina, não esteve presente na de Lula por não ter sido convidado.

“Não fui à posse de Lula porque não fui convidado. Aqui, Milei me ligou e convidou. Se me chamarem para ir ao Brasil, eu vou. Já convidei Lula para ir à Ucrânia”, afirmou Zelensky.

Em resposta a essa declaração, o Palácio do Planalto esclareceu que Zelensky foi, de fato, convidado, mas alegou impossibilidade de comparecer devido à guerra contra a Rússia. Em substituição, a Ucrânia enviou a vice-primeira-ministra, Yulia Svyrydenko, que se encontrou com Lula na véspera da posse.

“Houve convite para o presidente da Ucrânia vir a posse. A Ucrânia enviou a vice-primeira-ministra, Yulia Svyrydenko, que se reuniu com Lula no dia 31 de dezembro de 2022. Ela trouxe os cumprimentos de Zelensky e disse que ele não pôde vir devido à guerra com a Rússia. O encontro foi público”, afirmou o Planalto em comunicado.

Na entrevista em Buenos Aires, Zelensky foi questionado sobre suas expectativas em relação ao Brasil no contexto do conflito com a Rússia. Ele destacou a importância do Brasil, como um país grande e influente, no processo de paz.

“O Brasil é um país muito grande e muito importante e tem influência sobre outros países. Então, ele tem um papel muito, muito importante. É importante envolver o Brasil nas negociações de paz”, enfatizou Zelensky. O presidente ucraniano também abordou a percepção da esquerda tradicional em relação à Rússia, apontando a forte lembrança da União Soviética e a urgência de se libertar da invasão russa.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link