
Com 70% dos deputados federais se posicionando contra o fim da escala 6×1, movimentos sociais organizaram o Plebiscito Popular 2025 para ouvir diretamente a população sobre a redução da jornada de trabalho sem corte de salário.
A votação pode ser feita online, pelo site do Plebiscito Popular, ou em urnas físicas espalhadas por diversas cidades, como Rio de Janeiro e São Paulo.
Além do tema central, o plebiscito propõe duas perguntas: a primeira sobre o fim da escala 6×1 e a segunda sobre justiça tributária, sugerindo isenção de imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil e aumento da alíquota para quem recebe acima de R$ 50 mil.
A iniciativa conta com apoio de centrais sindicais, entidades populares, artistas, organizações religiosas e partidos progressistas.
No Rio de Janeiro, as urnas estão distribuídas por bairros como Lapa, Tijuca, Copacabana, Ipanema, Vila Isabel, Campo Grande, Méier, Centro e Rocinha, com pontos montados em feiras, praças, sindicatos e espaços culturais, em horários variados entre os dias 5 e 6 de julho. A lista inclui locais como o Armazém do Campo (Rua Mem de Sá, 135), Praça Sans Peña, Feira da Glória e Largo do Machado.

Em São Paulo, os eleitores podem votar em locais como a Escola Nacional Paulo Freire (Rua São Daniel, 119), Casa Luís Gama (Rua Guaianases, 1435), Metrôs República, Ana Rosa, Butantã, Vila Madalena, Sacomã e nas estações Lapa e Belém.

Há ainda urnas em cidades do interior e região metropolitana como Santo André, Osasco, Suzano, Ribeirão Preto e Campina do Monte Alegre.
Confira na postagem todos as cidades e locais nos quais será possível participar da votação:
View this post on Instagram