PM bolsonarista prende militante do PT em bloqueio; homem está na cadeia há 5 dias

Atualizado em 10 de novembro de 2022 às 15:55
Francisco Emmanuel Soares dos Santos, o Chico Linhares, preso após furar bloqueio bolsonarista

Em Linhares (ES), um militante do PT está preso desde o último sábado (5) na delegacia de Polícia Civil do município após supostamente furar um bloqueio de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL). Francisco Emmanuel Soares dos Santos, o Chico Linhares, foi detido pelo policial militar bolsonarista Rodrigo Bonadiman, que concorreu a deputado federal pelo PL nas eleições deste ano.

O caso aconteceu no bairro Três Barras, por volta de 1h50 da madrugada. Chico foi acusado de “tentativa de homicídio”, apesar de não haver ninguém ferido e de seu carro estar intacto.

A advogada Alciene Maria Rosa, que atua na defesa do petista, afirma que a prisão é injusta e foi realizada depois que Chico parou o carro e tentou conversar com os manifestantes, que logo acionaram o PM. A defesa entrou com um pedido para revogar a prisão e acredita que ele será libertado ainda nesta quinta-feira (10), depois da manifestação do Ministério Público Estadual (MPES).

Delegacia de Polícia Civil de Linhares, onde Francisco está preso desde sábado (5)

Alciene informa que seu cliente “já foi ouvido pelas autoridades policiais e nega veementemente as acusações”. Em seu depoimento aos policiais, Francisco afirmou que nunca foi preso ou processado, ou seja, é réu primário.

“Ele é aposentado, possui vida ilibada e tem residência própria. Se tivesse realmente tentado atropelar pessoas não teria voltado ao local, como fez, posto que estacionou o carro e voltou para conversar com as pessoas”, diz a defesa no processo.

“Não há provas e ninguém ficou ferido para sustentar a acusação de tentativa de homicídio”, declara a advogada ao DCM.

Chico Linhares diz ter sido alvo de uma “falsa acusação”, em uma tentativa de incriminá-lo devido à “radicalização política”. De acordo com a defesa, ele “não pode ser acusado de tentativa de homicídio e sua inocência será devidamente demonstrada durante a instrução judicial”.

A advogada diz ainda que o bloqueio obstruía a rua de acesso à BR-101, obrigando as pessoas a percorrerem uma distância maior. Ela ressalta que os bolsonaristas desrespeitaram a determinação do ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Uma foto presente no processo revela como ficou o bloqueio após a passagem do petista. Não aparece ninguém ferido na imagem, que mostra apenas a barreira feita pelos manifestantes, com pilares e fita zebrada, derrubada no chão, o que provavelmente revoltou os seguidores do presidente derrotado e os levou a chamar a polícia.

Foto tirada após carro de Chico Linhares ultrapassar fita usada por manifestantes bolsonaristas