PM que pegou verba ilegal no BNDES para armas esteve com Eduardo Bolsonaro

Atualizado em 13 de agosto de 2022 às 19:29
Ivan Keller (segundo da dir. para a esq.) em encontro com Eduardo Bolsonaro, entre outros
Foto: Reprodução / Instagram

O major da reserva da Polícia Militar gaúcha Ivan Keller, que recebeu ilegalmente um financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para sua loja de armas, esteve com o filho do presidente Jair Bolsonaro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), pouco antes de pegar o dinheiro com o banco.

O encontro teria acontecido em 17 de julho de 2020 e foi registrado em foto publicada no Instagram pelo policial.

 Filiado ao PL e apoiador do ex-ministro Onyx Lorenzoni (PL), o oficial reformado da PM obteve do BNDES em 2021 um suporte de R$ 130 mil com juros de 5,45% para financiar o “ensino de esportes” no seu Clube de Tiro Keller. Agora, um ano depois, ainda com a vigência do contrato e antes de o financiamento ser quitado, Keller agora se prepara para abrir uma loja de armas na cidade de Santa Cruz do Sul. De acordo com a regras do BNDES, é vetado o financiamento pela instituição para compra e venda de armamentos.

Para conseguir que a a atividade fosse legalizada, a empresa incluiu em 1º de julho, o “comércio varejista de armas e munições” em sua lista de atividades econômicas. Se esse ramo já constasse no momento em que o empréstimo foi solicitado, o financiamento não poderia ter sido feito. Com a manobra, ele conseguiu usar o empréstimo sem se submeter às vedações previstas pelo banco estatal.

O BNDES informa que investiga as circunstâncias do financiamento.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link