“PMs de Cristo” invadem audiência sobre Direitos Humanos com grupo de extrema direita para intimidar organizadores

Atualizado em 29 de setembro de 2017 às 9:42
Soldados na plateia na Assembleia Legislativa de SP

 

Era uma audiência pública sobre Direitos Humanos e Educação. O objetivo: refletir o papel do Estado e estabelecer metas para agentes públicos, políticos e a sociedade civil organizada.

Entretanto, a platéia do auditório da Assembléia Legislativa ficou forrada de policiais. O que a PM foi fazer lá?

Quem convocou foi o Coronel Terra, presidente dos PMs de Cristo. Em áudio enviado por whatsapp, ele exortou os militares e companheiros ‘defensores dos valores da família’, seja lá o que isso quer dizer e de qual família esteja falando, a comparecerem em peso.

“Meus queridos irmãos, líderes, pastores do projeto Polícia-igreja e dos PMs de Cristo. Precisamos estar presentes na Alesp pois há um grupo de pessoas que trabalha contra a polícia militar e que se infiltrou no conselho de direitos humanos e vai aprovar leis que vão complicar a vida da PM e da segurança pública. Querem interferir diretamente na formação de policiais, infiltrando pessoas que sabemos serem perigosas”, disse o militar-cristão.

Seria a última das 23 audiências públicas para tratar do Plano Estadual de Segurança Pública e uma das pautas, obviamente, referia-se à formação de policiais militares. Básico. Mas quem disse que militar deseja ouvir civil? E quem são as pessoas perigosas para o coronel?

“Esses esquerdistas perigosos, que vão desvirtuando os melhores valores e respeito da pessoa humana (…) Querem infiltrar professores, pessoas perigosas e complicadas de movimentos sociais e de direitos humanos (…) Querem fazer a cabeça dos policiais. Vamos comparecer em peso. Se formos maioria, vamos vencer. É um problema difícil, emergencial, excluíram a PM dessas discussões. Pedimos apoio da rede de bem, das pessoas de bem, pois precisamos conquistar esse território. Conto com vocês e com suas orações. É hora desse exército acordar. Deus abençoe!”

Eu quase caí da cadeira quando soube da existência de um projeto polícia-igreja. O casamento dessas duas instituições nunca dá em boa coisa. Se a igreja não tivesse apoiado Mussolini –  e vice-versa – talvez o fascismo não tivesse tomado a dimensão que tomou.

O que não me surpreendeu foi a presença do Direita São Paulo. O grupo fascistóide que pratica discurso de ódio, xenofobia e demais cretinices preconceituosas e que se orgulha de ter feito a marcha contra imigrantes (com direito a agressão), foi representado no microfone pelo seu ‘vice-presidente’ Douglas Garcia. 

Os fascistas do Direita São Paulo

Ele veio com um discurso que, novamente, não surpreendeu.

“No Brasil, direitos humanos só protegem bandidos e quantos brasileiros estão morrendo porque o núcleo de direitos humanos desarmou os brasileiros intelectual e fisicamente, pois são contra a defesa do povo pelo próprio povo.

Vocês falam de educação citando Paulo Freire? Paulo Freire é o patrono da educação brasileira e é por isso que isso aqui está um total descalabro. É por isso que estudante brasileiro não consegue pensar”, declarou o pensador Douglas.

Ele ainda teve tempo de defender a diferença de tratamento por policiais entre ricos e pobres e de anunciar que o Direita São Paulo é o autor da proposta legislativa de retirar Paulo Freire como patrono da educação.

Depois afirmou, misturando alhos com bugalhos, que “O MST não é um movimento, é um grupo terrorista. E antes que vocês falem que apoiamos o PSDB, foi no governo do PSDB que o MST mais cresceu. Vocês não representam a sociedade civil.”

Ao final, fez campanha pelo aumento do salário dos policiais e puxou o coro de ‘viva a PM’.

Douglas recebeu ruidosa vaia e logo começaram os bate-bocas entre os lados opostos do auditório.

Ninguém chegou às vias de fato até porque policiais estavam lá exatamente para intimidar ‘excessos’. Físicos ou intelectuais, como disse Douglas Garcia, o vice-presidente de uma página de facebook.