Pode rir: Foragida, Zambelli quer se candidatar a deputada na Itália

Atualizado em 14 de julho de 2025 às 22:24
A bolsonarista foragida Carla Zambelli. Foto: Vinicius Schmidt/Metrópoles

A deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) pretende disputar as eleições na Itália, onde possui cidadania, após ser condenada a 10 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Foragida, a bolsonarista articula com a extrema-direita italiana e avalia se filiar a um partido político do país europeu. A estratégia é manter a carreira política ativa mesmo fora do Brasil.

Zambelli deixou o país sob o argumento de “perseguição política”, após ser sentenciada por envolvimento em atos antidemocráticos e ataques ao Estado de Direito. Segundo o advogado da deputada, Fabio Pagnozzi, a prioridade continua sendo reverter a condenação e provar a inocência no Supremo.

Entretanto, ele admite que, caso não haja possibilidade de retorno imediato, a deputada buscará espaço na política italiana.”Se isso não for possível, ela pretende ingressar em uma legenda na Itália para concorrer nas eleições italianas e prosseguir com o trabalho político”, afirmou o advogado.

A defesa enviou um requerimento à Interpol para saber se Zambelli já está na lista de foragidos internacionais. Enquanto isso, a Câmara dos Deputados deve decidir se cassa ou não o mandato da parlamentar, o que depende de votação em plenário. A estratégia do bolsonarismo é usar eventual manutenção do mandato como munição para reforçar o discurso de perseguição.

Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados. Foto: Reprodução