Polícia encontra fugitivo de prisão de segurança máxima em “hotel do crime” em MS

Atualizado em 7 de março de 2024 às 18:01
Douglas Luan Souza Anastácio, de 33 anos, segue procurado, enquanto Naudiney de Arruda Martins foi recapturado. Foto: reprodução

Na noite de ontem, um dos presos que haviam fugido da penitenciária de segurança máxima em Campo Grande (MS) foi recapturado após uma intensa perseguição policial. Naudiney de Arruda Martins, de 32 anos, foi encontrado em uma casa que servia como um “hotel do crime”, onde foragidos da Justiça se refugiavam com apoio de uma facção criminosa, que garantia alimentação e estadia.

O plano de Naudiney era fugir para o Paraguai, e ele já havia contatado outros membros da organização para tramar sua fuga até a fronteira. No entanto, sua tentativa foi frustrada quando a polícia chegou à residência.

Ao perceber a presença das autoridades, Naudiney tentou fugir novamente pulando o muro do fundo da casa e adentrando um condomínio próximo, onde escalou várias residências na tentativa de escapar. Por fim, ele acabou se escondendo em uma casa ainda em construção, onde foi capturado pelos agentes.

Presídio de Segurança Máxima em Campo Grande (MS). Foto: reprodução

Já Douglas Luan Souza Anastácio, de 33 anos, segue foragido. Ele estava na residência momentos antes da chegada da polícia. Além de Naudiney, outras cinco pessoas estavam no local. Um jovem de 23 anos, que possuía mandado de prisão por tráfico de drogas e corrupção de menores, foi preso. Os outros quatro indivíduos foram autuados por auxiliarem na fuga.

Segundo informações da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), quatro detentos tentaram a fuga, mas apenas Naudiney e Douglas conseguiram escapar na segunda-feira (4). Os presos utilizaram uma corda para auxiliar na escalada do muro. Os fugitivos estavam alojados no Pavilhão 6 da unidade prisional.

Os demais detentos foram isolados em cela disciplinar e responderão a Procedimento Administrativo Disciplinar (Padic). A Agepen ressaltou que está mobilizando outras forças de segurança para auxiliar nas buscas e recaptura dos fugitivos. O Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho é administrado pelo governo estadual.

Essa foi a segunda fuga de presídios de segurança máxima no Brasil em 2024. Em fevereiro, Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça conseguiram escapar da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe do nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link