Polícia identifica atirador e mandante da morte do delator do PCC

Atualizado em 30 de novembro de 2024 às 12:39
Antônio Vinicius Lopes Gritzbach, empresário morto a tiros no terminal 2 do aeroporto internacional de Guarulhos, em 8 de novembro. — Foto: Reprodução

A Polícia Civil identificou um dos atiradores e um dos mandantes do assassinato de Antônio Vinícius Lopes Gritzbach, empresário morto a tiros no terminal 2 do aeroporto internacional de Guarulhos, em 8 de novembro. O crime teria sido ordenado pelo PCC (Primeiro Comando da Capital) em retaliação às denúncias feitas por Gritzbach contra policiais civis e membros da facção ao Ministério Público de São Paulo. Com informações da UOL.

O atirador identificado, integrante do PCC, tem um histórico de condenações por tráfico de drogas e roubo a bancos. Ele foi filmado pelas câmeras de segurança logo após o crime, fugindo de ônibus com outro suspeito. Ambos contaram com o apoio de Kauê do Amaral Coelho, que estaria no aeroporto informando sobre os movimentos da vítima, além de fornecer o veículo para a fuga, e agora também está foragido. Kauê teria recebido um Pix de R$ 5 mil antes de fugir para o Complexo do Alemão, no Rio, de onde foi expulso por traficantes.

Um dos mandantes também foi identificado e é integrante do PCC, parente de um dos envolvidos na morte do empresário e tem ligação com o narcotraficante Anselmo Becheli Santa Fausta, o Cara Preta, morto em 2021 – na época, Gritzbach foi acusado ter encomendado o homicídio e acabou processado pelo crime. Ele sempre negou envolvimento nas mortes, mas desde então passou a receber ameaças do PCC.

Além disso, também era acusado de desviar R$ 200 milhões de Cara Preta em investimentos de criptomoedas e já havia sido sequestrado em 2022, quando sofreu ameaças de morte. A investigação aponta que o crime foi minuciosamente planejado, com veículos cedidos para a execução e a fuga, enquanto a vítima já vinha sendo monitorada. A polícia segue buscando os envolvidos e apurando as conexões entre os suspeitos e a cúpula do PCC.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line