Polícia Militar da Bahia intensifica treinamento de cães para identificar armas e drogas

Atualizado em 18 de maio de 2023 às 8:45
Cães são treinados para auxiliar nas operações policiais. Foto: Joá Souza/GOVBA

Instalados no canil da Companhia de Operações com Cães (COC), animais de diversas raças estão sendo treinados para auxiliar a Polícia Militar a combater o tráfico de armas e drogas, no estado. Atualmente, a COC abriga cães das raças pastor alemão, pastor belga Malinois, labrador, rottweiler, golden retriever, bloodhound e cane corso. Além desses, seis filhotes estão em processo de formação para se juntarem aos demais policiais de quatro patas da unidade.

Segundo o tenente PM Elder Azevedo, subcomandante da unidade, os cães também são treinados para auxiliarem em operações de busca e captura de criminosos. Todos passam por um treinamento rigoroso e especializado no Batalhão de Choque, em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, depois de uma seleção criteriosa a partir dos critérios de raça, temperamento e disposição para o trabalho.

No COC, os animais são cuidados com carinho e atenção, recebem alimentação adequada, atendimento veterinário regular e fazem muito exercício físico. Para aprimorar ainda mais suas habilidades, os cães passam por treinamentos específicos, acompanhados por profissionais capacitados da PM.

“Os cães da Companhia de Operações com Cães são muito bem cuidados. Temos uma equipe dedicada que zela pelo bem-estar dos animais e os prepara para o trabalho diário. Além disso, os treinamentos são monitorados por instrutores qualificados, que ajudam a aprimorar ainda mais as habilidades deles”, explica o tenente Elder Azevedo.

Com informações da Secom/BA

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link