Polícia prende 3 influenciadoras por tráfico internacional de maconha

Atualizado em 24 de abril de 2024 às 13:20
As influencers Rhaynara Didoff, Letícia Susane Correia Castro e Elisa de Araújo Marden. Foto: Reprodução

Agentes da Polícia Civil do Rio de Janeiro, de São Paulo e do Distrito Federal prenderam 7 pessoas, incluindo 3 influenciadoras, por tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro e crimes contra a saúde pública nesta quarta (24). A Operação Refil Verde mira uma quadrilha que contrabandeava óleo de maconha para cigarros eletrônicos dos Estados Unidos.

Segundo as investigações, o entorpecente era envasado em potes de cerca de depilação e entreva no país por meio do Paraguai. O grupo alegava funções terapêuticas para os produtos como uma estratégia para promover a venda.

Os criminosos tinham diversos websites e contas em redes sociais para anunciar um “remédio para diversos tipos de doença”. Além do tráfico, a quadrilha ainda usava contas bancárias em nome de terceiros, com empresas fantasmas, documentos falsos e uso da tecnologia deepfake para burlar segurança de aplicativos bancários.

Eles usavam profissionais de Tecnologia da Informação do Rio de Janeiro para construir as plataformas de comércio eletrônico e um deles foi preso nesta quarta. As três influenciadoras presas por divulgar os produtos são Rhaynara Didoff, Letícia Susane Correia Castro e Elisa de Araújo Marden, todas do Distrito Federal.

Profissional de TI preso no Rio de Janeiro por envolvimento no esquema. Foto: Reprodução

Os chefes do esquema operava remotamente no interior de São Paulo, atuando na compra do óleo de cannabis dos Estados Unidos, o envio para o Paraguai e a entrada no Brasil por meio de Foz do Iguaçu (PR). As embalagens e refis para venda vinham da China, já com a marca da loja.

Os entorpecentes eram vendidos principalmente em São Paulo, com a mistura de solventes e aromatizantes para alegar “diferentes genéticas da maconha”, apesar de usar a mesma matéria-prima.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.