Polícia prende 8 neonazistas durante convenção anual em SC

Atualizado em 15 de novembro de 2022 às 22:46
Em Santa Catarina, oito suspeitos de integrar célula neonazista foram presos. Foto: Divulgação

Oito suspeitos de integrar célula neonazista foram presos pela Polícia Civil de Santa Catarina. O grupo teria integrantes dos três estados da região Sul: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A informação é da Folha de S.Paulo.

A operação ocorreu após investigação da Delegacia de Repressão ao Racismo e a Delitos de Intolerância. O órgão apurava denúncia sobre a realização de um encontro anual do grupo, que ocorria durante o feriado prolongado da Proclamação da República.

A convenção acontecia em sítio de São Pedro de Alcântara, cidade da região metropolitana de Florianópolis que abrigou a primeira colônia alemã em Santa Catarina. A Polícia Civil cumpriu dois mandados de busca e apreensão na cidade e encontrou diversos itens relacionados a grupos supremacistas, como roupas, adesivos, revistas com a divulgação de ideias de Adolf Hitler e material digital com referências ao nazismo.

A investigação ainda aponta que os suspeitos integram grupo skinhead internacional.

Os oito suspeitos foram autuados em flagrante por associação criminosa e racismo. Um deles ainda é acusado de porte ilegal de arma de fogo. Ao menos dois deles já se envolveram em crimes violentos causados por intolerância.

Um dos criminosos cumpria pena e era monitorado por tornozeleira eletrônica após condenação por tentativa de homicídio em 2005. Outro deles foi acusado de duplo homicídio em uma disputa entre lideranças de células neonazistas no Paraná.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link