Polícia prende mais um suspeito do desaparecimento de jornalista e indigenista no AM

Atualizado em 8 de junho de 2022 às 12:00
Amarildo da Costa de Oliveira, o “Pelado”, preso pela PM nesta quarta-feira (8)

A Polícia Militar do Amazonas prendeu mais um suspeito de envolvimento no desaparecimento do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira, segundo informou a jornalista Míriam Leitão na manhã desta quarta-feira (8).

O homem se chama Amarildo da Costa de Oliveira, mais conhecido como “Pelado”, e tem um histórico de ameaças a indígenas. Havia uma pressão para que ele fosse solto por não haver prova de seu envolvimento no crime. No entanto, ele foi preso em flagrante na terça-feira (7) pelos ataques que já fez a povos originários.

“Ele estava fazendo, nesse momento, uma ameaça à equipe dos indígenas que estava em busca. Isso foi considerado um flagrante”, disse Míriam em participação no programa ‘Bom Dia Brasil’, da TV Globo.

Pelado foi detido com cartuchos deflagrados de espingarda calibre 16, além de uma munição intacta de calibre 762 e uma pequena quantidade de pó branco, supostamente cocaína.

Ele permaneceu em silêncio no primeiro interrogatório feito pelos investigadores, em Atalaia do Norte, no Amazonas. Hoje, deverá prestar um novo depoimento e passará por audiência de custódia.

O delegado titular da 50ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), Alex Perez, negou todos os fatos e afirmou não há nada que ligue Amarildo ao desaparecimento de Bruno e Dom Phillips.

“A única situação que ele acompanhou foi quando a embarcação que Bruno e Dom Philips estavam conduzindo passou em frente a sua comunidade. [Ele fez] contato visual apenas”, disse o investigador.

A residência de Amarildo foi alvo de buscas da PM em função de denúncias anônimas sobre uma suposta participação. “Chegando à residência dele, encontraram munição de uso restrito, além de chumbinhos e uma substância entorpecente”, relata o delegado.

Ele diz ainda que “mais duas ou três pessoas” serão ouvidas ainda nesta quarta-feira (8).