Policiais envolvidos no assassinato de Genivaldo são afastados

Atualizado em 26 de maio de 2022 às 19:53

Nesta quinta-feira (26), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que os policiais envolvidos na abordagem que terminou com a morte de Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, no município de Umbaúba, no sul do estado de Sergipe, foram afastados.

A PRF disse em nota o seguinte: “Está comprometida com a apuração inequívoca das circunstâncias relativas à ocorrência no estado, colaborando com as autoridades responsáveis pela investigação”. A instituição ressaltou ainda que “reforça o compromisso com a transparência e isenção”.

Anderson Torres, Ministro da Justiça, se manifestou sobre o caso. “Determinei a abertura de investigação pela Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal sobre a abordagem policial de ontem, em Sergipe. Nosso objetivo é esclarecer o episódio com a brevidade que o caso requer”, declarou o bolsonarista.

Também nesta quinta-feira, a diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Samira Bueno, afirmou que “a utilização de gás de pimenta como instrumento de menor potencial ofensivo é comum entre as polícias, geralmente para dissipar multidões, mas jamais deve ser feito em ambientes fechados ou por períodos prolongados numa pessoa. Sua má utilização pode ocasionar a morte”.

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgou uma nota relatando que “a morte de Genivaldo Jesus Santos chocou a sociedade brasileira pelo nível de sua brutalidade, expondo o despreparo da instituição em garantir que seus agentes obedeçam a procedimentos básicos de abordagem que orientam os trabalhos das forças de segurança no Brasil”.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link