Popcorn Time: como um ótimo site de filmes piratas virou um fenômeno no mundo — e fechou

Atualizado em 10 de novembro de 2014 às 15:56

popcorn time

 

Fácil de usar, bonito — e ilegal? O lançamento do Popcorn Time, um novo aplicativo para computadores, está levando a pirataria a novos patamares de sofisticação.

O Netflix conseguiu driblar, em parte, a pirataria graças à facilidade oferecida para assistir filmes online. Com um click, o streaming do vídeo já começa em alta qualidade.

Isso se mostrou muito rentável. O Netflix possui mais de 29 milhões de assinantes. O problema é a falta de lançamentos, de filmes que todos nós queremos assistir, como “Capitão Philips” ou “Gravidade”.

Eis que o Popcorn Time chegou para abalar a indústria cinematográfica.

Ele funciona da maneira mais simples possível. Em uma janela elegante, os cartazes dos filmes são apresentados. Depois de clicar no filme, podemos escolher se queremos a qualidade HD ou FullHD. Além disso, todos os títulos têm legendas. O melhor de tudo é que os filmes novos estarão disponíveis automaticamente no app.

O assustador é que ele é essencialmente um arquivo torrent: enquanto você está vendo um filme, o site automaticamente compartilha esses arquivos com outras pessoas ao redor do mundo que também querem ver o mesmo longa. Quando o streaming termina, nada é arquivado em sua máquina. Sim, é contra a lei, mas é virtualmente impossível para as autoridades conseguirem barrar o serviço, já que nada é guardado nos servidores do Popcorn Time.

“Nós não estamos preocupados com qualquer processo da indústria”, disse o programador do aplicativo, Sebastian, para o site TorrentFreak. “Não fazemos dinheiro com o aplicativo. Não existe nenhuma propaganda, nem contas premium ou assinaturas. É um experimento para aprender e compartilhar”, acrescentou Sebastian.

Não acredito que Hollywood ficará de braços cruzados e deixará o Popcorn Time funcionar livremente. Mas como é um projeto de código aberto grátis, vai ser difícil tirar do ar essa inovação da pirataria digital. Isso deve ser só o começo e muitos outros devem seguir o modelo da ideia inovadora.

O app ainda está em versão beta. Seria interessante vê-lo um pouco mais maduro, com listas de filmes em espera, trailers dos lançamentos e informações de atores e produtores. Sem contar séries de TV – hoje só é possível assistir filmes e documentários.

 

ATUALIZAÇÃO: O Popcorn Time anunciou hoje (14/3) em seu site que encerrou suas atividades. Segundo uma carta aberta, “a experiência nos colocou às portas de debates intermináveis ​​sobre pirataria e direitos autorais, ameaças legais e as máquinas sombrias que fazem com que nos sintamos em perigo ao fazer o que nós amamos. E isso não é uma batalha em que queremos entrar”.