População em situação de rua passa a ter acesso à educação pública na Bahia

Atualizado em 14 de setembro de 2023 às 8:50
Programa Universidade para Todos (UPT). Fotos: Fernando Vivas/GOVBA

O Programa Universidade para Todos (UPT), voltado para pessoas em situação de rua, realizou a aula inaugural da primeira turma, de 20 pessoas, na terça-feira (12/9), no Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Negócios Severino Vieira (Ceep), no bairro de Nazaré, em Salvador. Os alunos receberam material didático e fardamento e terão acesso à alimentação escolar. Além disso, há um espaço para acolher os filhos dos estudantes.

O programa é tocado pela Coordenação da Educação de Jovens e Adultos, da Secretaria da Educação do Estado. O projeto é uma parceria com a Defensoria Pública do Estado (DPE) e o Movimento da População em Situação de Rua (Movimento PopRua). O objetivo é dar a oportunidade de retorno à escola; proporcionar novas expectativas de futuro; e preparar jovens e adultos para processos seletivos de ingresso ao Ensino Superior, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As aulas serão ministradas por professores monitores da Universidade de Estado da Bahia (Uneb), uma das instituições parceiras do UPT. Também fazem parte a Uesc, Uefs e Uesb, além da UFRB. As atividades serão realizadas durante três dias na semana.

Estão previstas novas turmas do curso. Para isso, está sendo feita uma articulação entre a Defensoria Pública e o Movimento da População em Situação de Rua.

Com informações da Secom/BA

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link