Por falha da prefeitura, porto-alegrenses não conseguem receber o Auxílio Reconstrução

Atualizado em 27 de maio de 2024 às 22:12
Prefeitura de Porto Alegre (RS) não enviou o cadastro dos seus moradores para que o Governo Federal possa pagar o Auxílio Reconstrução. Fotomontagem

A partir desta segunda-feira (27), quem se cadastrou para receber o Auxílio Reconstrução pode verificar no site do programa as informações enviadas pela Prefeitura ao Governo Federal. No entanto, ao tentar realizar o procedimento, moradores de Porto Alegre receberam a mensagem: “CPF não cadastrado pela prefeitura. A prefeitura da cidade onde você mora não cadastrou sua família. Solicite o cadastro”. Com informações do Sul 21.

Na semana passada, a gestão da Capital criou o Registro Unificado, uma plataforma online para que os cidadãos possam se cadastrar, com a “finalidade de identificar o público atingido e qualificar dados para encaminhar à elegibilidade em programas sociais dos três níveis do poder executivo”. Mais de 39 mil famílias já estão registradas, e é responsabilidade da Prefeitura enviá-las ao Governo Federal para que os atingidos recebam o auxílio de R$ 5,1 mil.

Solange da Silva Duarte, depiladora que mora na rua Washington Luís, teve sua casa alagada e perdeu vários móveis. “Um roupeiro, um fogão, alguns itens de cama e umas roupas, cobertor, um box de casal”, enumera. “Meu aluguel está vencendo e preciso pagá-lo mesmo tendo ficado fora de casa uns 15 dias”, explica.

Por isso, Solange preencheu o Registro Unificado na esperança de receber o auxílio, mas encontrou a mensagem de CPF não cadastrado pela Prefeitura. Ela trabalha no salão de beleza da filha, que também não conseguiu acessar o benefício para reconstruir o estabelecimento danificado pela água.

Outra moradora do bairro Cidade Baixa, que preferiu não se identificar, enfrenta o mesmo problema. “Fiz meu cadastro no sábado à tarde e hoje verifiquei que meu CPF consta como não cadastrado. É complicado, pois o Governo Federal liberou esse valor, fazemos nossa parte e a Prefeitura não envia os dados.”

Ela tentou entrar em contato com a Prefeitura pelo telefone 156, mas a ligação caiu após um tempo na fila. “Devido aos picos de energia, perdi a geladeira, máquina de lavar e secar e computadores. Quando vi o anúncio do governo tive esperança, mas agora que vi que a Prefeitura não fez sua parte, não sei a quem recorrer”, lamenta.

Ao Zero Hora, o Ministério Extraordinário da Reconstrução informou que a Capital ainda não submeteu os dados das famílias aptas a receber o benefício até a tarde desta segunda-feira.

O secretário interino de Desenvolvimento Social de Porto Alegre, Jorge Brasil, disse que as equipes estão “trabalhando na normatização dos dados colhidos junto à população antes de submetê-los ao governo federal”. A Prefeitura estima que a primeira lista será enviada entre esta segunda e terça-feira (28), com cerca de 20 mil beneficiários.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link