Por que a atuação de Bretas como coach viola resolução do CNJ

Atualizado em 6 de janeiro de 2024 às 17:10
O juiz afastado Marcelo Bretas, conhecido como “Sergio Moro do Rio”. Foto: Reprodução

O juiz Marcelo Bretas, afastado desde fevereiro de 2023, voltou ao noticiário devido à sua atuação nas redes sociais e aos indícios de atividade ilegal em correições na 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.

Ele teria descumprido a Resolução 34/2007 do CNJ, que proíbe a prática de coaching por magistrados. A resolução veda atividades que não se equiparam à hipótese de atividade docente, permitida aos juízes.

Com um perfil de quase 100 mil seguidores no Instagram, Bretas decidiu monetizar sua presença online, oferecendo serviços de coach jurídico, professor e palestrante, além de dar dicas de liderança, comunicação e ética. A Folha de S.Paulo destacou a investida do juiz na nova carreira, gerando reações e um alerta sobre leitura crítica de notícias.

Instagram de Marcelo Bretas. Foto: Reprodução

O caso levanta questionamentos éticos e jurídicos, pois, mesmo afastado, Bretas pode ter violado o Código de Ética da Magistratura ao se autopromover e se super expor.

O jurista Lenio Streck classifica sua atuação como irregular, destacando que, mesmo afastado, o juiz não deveria violar a resolução do CNJ. Ele está afastado e obviamente não pode exercer outro cargo função ou profissão. “É espantoso que um juiz afastado queira ser aquilo que o CNJ veda. O Brasil parece ser um país para ‘espertos’, quando deveria ser um país de ‘experts’”, resumiu.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link