Por que a esquerda gosta de Rita Lee. Por Alberto Carlos Almeida

Atualizado em 9 de maio de 2023 às 15:16
Rita Lee chama câncer no pulmão de "Jair"
Rita Lee
Foto: Reprodução

Lamento muito a partida de Rita Lee, foram inúmeras as vezes que cantei e dancei suas músicas. Uma verdadeira criadora. Para além do meu registro, seu falecimento e a reação das redes suscita uma análise política: por que a esquerda tem grande simpatia por Rita Lee.

Essa análise lhe ajudará a entender melhor as motivações de esquerda e direita para agir coletivamente. Rita Lee buscava enfrentar as normas vigentes tanto em suas músicas, letras e melodias, que sua vida pessoal.

Quem é de esquerda, de um modo geral, tende a ter muita simpatia por quem enfrenta o status quo. Assume-se que o status quo sufoca a novidade, as minorias e, com frequência, a maioria de pessoas pobres. Assim, todo artista que de alguma maneira, durante sua carreira, se rebela contra o que é vigente é aplaudido pelas pessoas de esquerda.

O oposto acontece com quem é de direita, esta pessoa é movida por uma moralidade que ressalta a necessidade de manter a ordem social, ainda que injusta, pois muitas vezes ela pode ser frágil e sua derrocada poderia piorar a vida de todos. Aliás, é exatamente esta a crença de que é de direita ao dizer que “veja como está o mundo hoje, uma decadência, isso por causa das drogas, sexo livre e coisas do gênero”, justamente o que não era problema para Rita Lee.

É assim que a arte divide esquerda e direita. Todo artista que buscar enfrentar a ordem vigente será louvado pela esquerda e criticado ou ignorado pela direita.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link