Por que a Folha e a velha direita se bolsonarizaram. Por Moisés Mendes

Atualizado em 8 de abril de 2023 às 7:13
Redação da Folha de S.Paulo. Reprodução

 

Bolsonarizar-se não é apenas aderir a Bolsonaro, mas também oferecer-se como base e agarrar-se ao que resultou de quatro anos de fascismo no poder.

A índole e o espírito da extrema direita são o que interessa, não a figura que os sustentam. Bolsonarizar é um verbo, é uma ação muito mais pragmática do que ideológica.

Preste atenção no caso da Folha. Dizer que a Folha virou bolsonarista não é o mesmo – é preciso esclarecer a alguns jornalistas – que dizer que o jornal passou a ser seguidor de Bolsonaro.

Não é nada disso. O bolsonarismo deixou de ser algo com conexão direta com seu criador e já é uma criatura com vida própria, pela desistência de outras alternativas.

A velha direita bolsonarizou-se ao se acomodar na extrema direita, invertendo o que a História nos contava.

Aprendemos com a ajuda da teoria dos conjuntos, na quinta série, que extremos estavam dentro dos grandes espaços políticos e sociais, principalmente do centro, mais à direita ou mais à esquerda, porque eram menores do que os redutos que ocupavam, ou não seriam extremos.

Hoje, é a direita tradicional que se acomoda dentro da extrema direita e dela se serve para se proteger dos medos que a atormentam.

Não é caricatura, é medo real, é o sentimento da classe média branca de que seu espaço no mundo, achatado entre os pobres que subiam e os ricos que ficavam mais ricos, não oferecia outra saída.

A saída era bolsonarizar-se. A classe média que um dia até progressista foi desistiu dos seus planos e suas utopias humanistas por causa das dores da decadência.

E se acomodou ao lado de quem talvez pudesse defendê-la de mais perdas. Por isso o bolsonarismo não é a expressão do que ainda possa ser Bolsonaro. Não é um adjetivo, nem um substantivo, é o verbo.

Bolsonarizar-se independe de concordar com o pensamento raiz de Bolsonaro, Damares Alves ou Magno Malta.

Estar bolsonarista é movimentar-se e aderir a uma ideia e suas circunstâncias a partir do que Bolsonaro criou. E agir com vontade bolsonarista.

Por isso a Folha está bolsonarista e esconde há uma semana o que toda a mídia noticia sobre as joias.

Por isso a Folha publica editoriais dizendo que o bolsonarismo pode ser uma alternativa saudável na democracia.

Não, a Folha não concorda com a guerra dos costumes, com a exaltação da tortura, com os ataques a gays. Nem vai bater continência para Bolsonaro. Nada disso.

A Folha é bacana e descolada. O jornal só concorda com a essência do bolsonarismo de resultados, esse que também mobiliza Roberto Campos Neto e Arthur Lira.

Porque a Folha imagina que o bolsonarismo pode existir sem Bolsonaro e é até melhor que seja assim.

Editorial da Folha com conselhos amorosos a Bolsonaro

Que fique a sua essência política e econômica e fiquem também suas crueldades, porque é preciso fazer concessões morais, ou o bolsonarismo não seria bolsonarismo.

O bolsonarismo é, na era quase pós-Bolsonaro, o que resta no curto e no médio prazo à direita no combate a Lula.

Só é possível enfrentar Lula se o bolsonarismo sobreviver, depois que Bolsonaro for tornado inelegível pelo TSE.

O bolsonarismo político e econômico serve à Faria Lima, aos empresários, a grileiros, a garimpeiros, militares e milicianos.

Há uma desistência de saídas ao centro ou à direita, com as referências e bases que existiam até antes da eleição de Bolsonaro.

Todos estão ao lado de Roberto Campos Neto com os juros altos. Todos querem a volta do orçamento secreto gerido por Arthur Lira.

Todos defendem a paridade internacional dos preços da Petrobras. Ninguém entre eles quer saber de SUS ou de universidade pública.

Claro que não são pautas do liberalismo, são trincheiras do bolsonarismo. A direita brasileira desistiu de ter vida própria e passou a depender do que o bolsonarismo lhe entrega.

Por isso ninguém se sensibilizou com o alinhamento de Armínio Fraga, Pedro Malan e Fernando Henrique a Lula nas eleições.

Porque nenhum deles fala mais em nome dessa direita que admira Paulo Guedes e segue a boiada de Ricardo Salles.

O que interessa a eles hoje é a sabotagem do governo Lula no nascedouro, para que as eleições municipais comecem a devolver a perspectiva de volta ao poder ou de um golpe.

Isso é bolsonarizar-se. É admitir que o bolsonarismo deixou de ser provisório.

A Folha que não dá mais Bolsonaro na capa e que produz manchetes diárias contra Lula quer a audiência e a fidelidade desse público, porque o jornal é parte decisiva da sobrevivência do bolsonarismo sem Bolsonaro.

A extrema direita passa a ser hospedeira permanente da direita. É triste para quem já teve Fernando Henrique como guru e hoje pensa e se comporta sob as ordens de Valdemar Costa Neto.

O novo Projeto Folha é a defesa da bolsonarização permanente, com vários estágios e hierarquias, de pelo menos um terço dos brasileiros. É a decadência indigna.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link