Destaques

Por que a Globo não poupa Mourão, como faz com Moro e Guedes? Por Moisés Mendes

Hamílton Mourão para um reboco no rostinho

Publicado originalmente por BLOG DO MOISÉS MENDES

Por Moisés Mendes

A Globo vem batendo com força em Hamilton Mourão. Essa semana mostrou que, por ignorância ou manobra diversionista, o general acusou um servidor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) de divulgar dados negativos sobre o fogaréu na Amazônia.

Mourão disse apenas que é “alguém lá de dentro que faz oposição ao governo”, sem apontar o denunciado. Soltou uma acusação contra os quadros técnicos de um instituto respeitado no Exterior, mas odiado por Bolsonaro e pelos militares por alertar para a destruição da floresta.

Para desmentir Mourão, o Jornal Nacional mostrou que qualquer um pode ter acesso aos dados do Inpe sobre o monitoramento da devastação e das queimadas. E ainda denunciou que dados recentes e ‘positivos’ de Mourão sobre focos de incêndio estavam errados.

Fica claro demais que Mourão não tem há muito tempo direito a habeas corpus na Globo. O general é desqualificado pela organização toda vez que fala como presidente do Conselho Nacional da Amazônia.

O Jornal Nacional informa sem volteios que Mourão comete erros graves ao tratar de meio ambiente. É uma tentativa de mostrar, sem fazer muito esforço, que o general não domina o assunto ou está enrolando.

Essa postura pode significar problemas na relação com Mourão e apenas com ele? Mas a Globo também desqualifica o trabalho de Eduardo Pazuello.

O general foi tratado até agora como ministro interino da Saúde, só efetivado depois de quatro meses como provisório. A Globo fazia questão de apresentá-lo sempre como um improvisado no lugar errado.

A pauta ambiental tem cobertura exemplar da Globo há décadas. Podem dizer que é o bom contágio do espírito de Washington Novaes, o jornalista que ensinou gerações de repórteres, dentro da própria Globo, a se apegarem ao tema.

Novaes morreu em agosto. Sua bravura é reconhecida, mas não deve ter sido suficiente para convencer sozinha uma organização como a Globo a gostar de bichos, florestas e ar puro e a debochar de generais.

O certo é que o ambientalismo faz bem à imagem dos Marinho, que mantêm jornalistas do primeiro time como militantes da causa.
Mas isso não explica o embate com Mourão e as reportagens que tratam das suas barbeiragens e da subserviência aos pontos de vista de Ricardo Salles.

Não é porque gosta de índios e de água pura que a Globo trata Mourão com desprezo.

As críticas a Pazuello talvez não surpreendam. É um burocrata das Forças Armadas em cargo de alto risco. Pazuello vai, acreditem, falar de restrições ao aborto esta semana no Senado.

Almas fardadas e penadas de ditadura não devem entender nada do que está acontecendo.

Um general fala de aborto, outro consegue fazer com que o mico-leão-dourado se mude da Mata Atlântica para a Amazônia e um terceiro é autor de um grande plano de recuperação do investimento público, que está engavetado há três meses.

Mas a Globo poderia poupá-los, como sempre poupou Sergio Moro e continua poupando Paulo Guedes. Em nome da estabilidade, das reformas ou da sua própria história de cumplicidades. Mas não dá mole aos generais.

A Globo serve, publicamente, cafezinho gelado aos generais (inclusive a Augusto Heleno). Por quê? Para se livrar de qualquer suspeita de restabelecimento de laços com seu passado?

O que a Globo pediu e não ganhou dos generais fiéis a Bolsonaro? Estamos perdidos como micos-leões-dourados na floresta do bolsonarismo.

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Erika Hilton aciona MPF contra pastor que revelou ter beijado própria filha

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) acionou o Ministério Público Federal (MPF) contra o pastor…

6 horas ago

“Alma amava o Brasil”, diz amiga de israelense encontrada morta no Rio

A jovem israelense Alma Bohadana, que foi encontrada morta na noite de segunda-feira (6) na…

7 horas ago

Oposição quer levar caso da Sabesp ao STF após Justiça manter votação em SP

Os partidos de oposição planejam apresentar uma ADI ao STF após o Tribunal de Justiça…

7 horas ago

Sumido, Mourão reaparece para sugerir GLO Eduardo Leite

O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) disse que conversou com o governador do Rio Grande do…

7 horas ago

“Vai acontecer com frequência”, diz Carlos Nobre sobre crises climáticas como do RS

Em entrevista concedida ao DW Brasil, o climatologista Carlos Nobre, cuja carreira foi construída no…

8 horas ago

A arapuca que direita gaúcha gostaria de armar para Lula. Por Moisés Mendes

Publicado originalmente no "Blog do Moisés Mendes" É romântica, altruísta e algumas vezes oportunista a…

8 horas ago