Por que bolsonaristas (e esquerdomachos) odeiam Janja. Por Nathalí

Atualizado em 9 de julho de 2022 às 15:01
Foto de Janja sorrindo com o vestido de noiva feito por bordadeiras do Seridó potiguar.
Vestido de Janja foi feito no Rio Grande do Norte. Foto: ricardo Stuckert

Por Nathalí

A socióloga Rosângela Silva, carinhosamente apelidada de Janja, tornou-se uma pedra no sapato dos bolsonaristas (e de certos esquerdomachos).

Janja brilha na campanha do marido e isso incomoda a quem só tem uma esposa cuja família em peso já foi acusada de alguma falcatrua, que atende pela alcunha de “Micheque”, tem o carisma de um poste e a reputação mais suja que pau de galinheiro.

Eles não aceitam que o futuro presidente — perdão, mas não me contive — tenha o direito de amar e ter brilho nos olhos.

Não aceitam que o luto pela falecida esposa – que eles, por meio de calúnias e perseguição incansável, ajudaram a matar – tenha terminado e que aquele que elegeram como principal inimigo tenha ainda o direito de ser feliz.

Diferentemente de Bolsonaro, que escolhe mulheres jovens, bonitas e capazes de serem uma extensão de seu próprio ego e, quando envelhecem, troca-as por outra mais nova, como se troca um pneu de carro que já não serve ao seu ofício, Lula escolhe o amor.

Como esquecer que Bolsonaro chegou a curtir um meme sobre a esposa do presidente francês Emannuel Macron, sugerindo que era feia e velha demais para uma primeira-dama, e criando um desconforto diplomático que tem consequências até hoje?

É assim que o bolsonarismo enxerga as mulheres: objetos a serem ostentados, e não seres humanos com seus próprios desejos.

Pessoas com esses valores não aceitam que, para nós, as coisas não funcionem assim. Não aceitam que Lula escolha uma companheira, e não um objeto decorativo: uma mulher que o apoie na vida e – por quê não? – na campanha.

Eles não odeiam apenas Janja e sua figura carismática e alegre. Odeiam o fato de seu maior inimigo estar feliz, e de ter encontrado essa felicidade em uma mulher comum, divertida, humana.

Não aceitam e não aceitarão jamais que Lula está livre, amando e será o próximo presidente do Brasil.

E daí que Janja humaniza a campanha? Isso significa necessariamente que o casamento serve a esse objetivo?
Claro que não.

O amor humaniza. E disso eles jamais saberão.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link