Por que Bolsonaro freou candidatura de Tarcísio a presidente

Atualizado em 2 de outubro de 2025 às 16:37
Jair Bolsonaro e Tarcísio de Freitas durante evento no Palácio do Planalto, em 2021. Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

O ex-presidente Jair Bolsonaro decidiu interromper, por enquanto, as articulações para lançar o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como candidato ao Palácio do Planalto em 2026. Segundo aliados, ele atribuiu a decisão à atuação de caciques do Centrão, que, em sua avaliação, estariam ajudando o governo Lula.

Segundo a coluna de Igor Gadelha no Metrópoles, o freio foi definido em encontro entre Bolsonaro e Tarcísio, realizado na segunda (29), na residência do ex-presidente em Brasília, onde ele cumpre prisão domiciliar. Após a conversa, o ex-presidente confidenciou a aliados que havia “batido o martelo” de que o governador paulista não disputará a Presidência neste momento.

Bolsonaro reclamou que o Centrão estaria fortalecendo Lula com medidas de apelo popular. Entre elas, destacou a aprovação do projeto que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil e a medida provisória que amplia a tarifa social de energia para famílias do Cadastro Único.

Mesmo ao suspender a articulação em torno de Tarcísio, Bolsonaro não revelou qual seria seu “plano B” para a eleição de 2026. Publicamente, o ex-presidente mantém o discurso de que ele próprio será o candidato da direita, embora esteja inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O ex-presidente Jair Bolsonaro na casa em que cumpre prisão domiciliar, em Brasília. Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

No Centrão, a decisão foi interpretada como uma estratégia. Líderes do bloco dizem que Bolsonaro busca tirar Tarcísio da linha de fogo, especialmente de Lula, que já enxerga o governador paulista como potencial adversário em 2026. A suspensão daria tempo para preservar sua imagem.

A leitura é de que Bolsonaro pretende manter os diferentes nomes da direita sob sua influência, evitando a antecipação do debate eleitoral. Essa posição lhe permitiria decidir mais à frente quem será o candidato apoiado por ele.

Apesar do recuo momentâneo, dirigentes de partidos do Centrão acreditam que Bolsonaro voltará a colocar Tarcísio como opção ao Planalto. A expectativa é de que o anúncio ocorra até o fim do ano, quando o cenário eleitoral estará mais definido.

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.