Por que, com apenas cinco dias, esta Copa do Mundo caminha para ser a melhor da história

Atualizado em 16 de junho de 2014 às 16:02

copa

Publicado originalmente no Yahoo.

 

São apenas cinco dias de Copa do Mundo, mas as pessoas já estão sugerindo que este mundial está a caminho de ser um dos maiores de todos os tempos.

É um ponto de vista controverso. Aqueles de uma certa idade, provavelmente, ainda têm o México 1970 em alta conta, enquanto EUA 94 tem muitos fãs. França 98 também teve alguns momentos memoráveis ​​- e quem poderia esquecer Itália 90?

Mas o torneio deste ano no Brasil tem potencial para eclipsar vários deles.

Precoce? Sem dúvida. Injustificável? Absolutamente não. Apresentamos aqui seis razões por que você deve acreditar nisso.

 

1. GOLS, GOLS, GOLS

Copa - estatísticas

 

A festa de gols no Brasil foi uma mudança bem-vinda depois de uma fase de grupos terrivelmente estéril na África do Sul há quatro anos, o que tornou-se mais notável quando a França entrou em greve e a então campeã Itália não conseguiu vencer um jogo.

Na verdade, depois de oito jogos, a Copa de 2014 teve mais que o dobro do número de gols que o torneio anterior no mesmo estágio.

A Copa do Brasil está com uma média de três gols e meio por jogo – um número que foi não foi alcançado desde 1958, na Suécia, quando o atacante francês Just Fontaine conseguiu marcar 13 gols, sete a mais do que Pelé.

Isto faz da Copa no Brasil a mais prolífica da era moderna. Itália 1990 continua a ser a que teve a mais baixa média, com reles 2,21 gols por jogo.

 

2. RESULTADOS

Já houve um jogo melhor na primeira fase do que Holanda e Espanha? A vitória acachapante da Holanda não deve diminuir o fato de que este foi um clássico, cheio de momentos maravilhosos, sendo um dos mais emblemáticos o mergulho de cabeça de Robin van Persie. A pura emoção de assistir Arjen Robben fez desta uma noite deslumbrante do futebol.

Copa - Costa Rica

E o que dizer das zebras? Na noite de sábado, vimos a Costa Rica causar um choque enorme no grupo da Inglaterra, ao derrotar o Uruguai por 3 a 1 com mais um desempenho emocionante. Joel Campbell foi a estrela do show, em um resultado que enviou ondas sísmicas por meio de um torneio já incrível.

 

3. NENHUM EMPATE OU JOGOS TRUNCADOS

Nem um único jogo terminou em empate ainda no Brasil; a África do Sul 2010 começou com um. Uma mudança cultural na direção de táticas de ataque – e sublimes contra-ataques – fez deste um início inesquecível, com equipes que procuram ganhar os três pontos desde o início, em vez de tentar agarrar um.

DROGBA

Não estamos dizendo que as equipes não podem, ou não devem, se defender. Mas não estamos reclamando. Não é só o futebol ofensivo e número de gols, porém – é o fato de que os jogos são emocionantes e movimentados.

 

4. OS GRANDES NOMES NÃO ESTÃO DECEPCIONANDO

Basta olhar para a lista dos goleadores em três dias: Robben, Van Persie e Neymar têm dois cada um e Alexis Sanchez marcou um gol e deu uma assistência para o Chile. Andrea Pirlo brilhou contra a Inglaterra e Mario Balotelli foi o homem do jogo.

Mesmo o tímido Lionel Messi está mandando ver: ele não havia marcado numa Copa do Mundo desde um placar de 6 a 0 em 2006, mas fez um golaço contra a Bósnia que você poderia jurar que ele estava vestido com uma camisa do Barcelona.

copa - robben

Eles estão respondendo bem no palco. Ninguém personificou essa característica melhor do que Neymar, que respondeu a toda a pressão sobre seus ombros com  a vitória por 3 a 1 do Brasil sobre a Croácia no dia de abertura.

 

5. É NO BRASIL

copa - futebol de praia

Esqueça os campos das escolas públicas na Inglaterra, o Brasil é o lar espiritual do futebol. Com cenários do Pão de Açúcar do Rio e da floresta amazônica, este torneio vai no ritmo da batida estereotipada do samba que infecta um país gigante e glorioso.  Se você não consegue vibrar com uma Copa do Mundo no Brasil – seja chefe, jogador ou torcedor – você precisa verificar seu pulso.

 

6. PORQUE TODO O MUNDO ESTÁ DIZENDO QUE É

Já foi decidido.

copa - torcida