Por que debate da Globo será decisivo para eleições em SP e no Rio

Atualizado em 3 de outubro de 2024 às 13:49
Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSOL) e Pablo Marçal (PRTB) durante debate entre candidatos à Prefeitura de São Paulo. Foto: Reprodução

Às vésperas do primeiro turno das eleições municipais deste ano, que ocorre no próximo domingo (6), a TV Globo promove um debate nesta quinta (3) que será decisivo para os candidatos em São Paulo e no Rio de Janeiro. O evento será transmitido a partir das 21h e será o último antes da votação.

Na capital paulista, o embate da Globo servirá para decidir quem vai ao segundo turno. Diversas pesquisas têm apontado Guilherme Boulos (PSOL), Pablo Marçal (PRTB) e Ricardo Nunes (MDB) empatados tecnicamente.

Após a cadeirada de José Luiz Datena (PSDB) em Marçal, a expulsão do ex-coach de debate e a agressão de seu assessor a um aliado de Nunes, há expectativa e temor do que pode ocorrer no último embate entre os candidatos, segundo a coluna Maquiavel na revista Veja.

No Rio, no entanto, o embate da emissora vai influenciar na existência ou não de um segundo turno. Eduardo Paes (PSD) lidera com ampla vantagem nas pesquisas de intenção de voto, enquanto seu rival, o bolsonarista Alexandre Ramagem (PL), tem crescido.

Eduardo Paes (PSD) e Alexandre Ramagem (PL) terão primeira embate direto na TV Globo nesta quinta (3). Foto: Reprodução

Esse será o primeiro debate entre os dois, já que Paes decidiu optou por não participar dos eventos anteriores. Ramagem aparece nas pesquisas como o único com chance de evitar uma reeleição do atual prefeito em primeiro turno e levar a decisão para o dia 27 de outubro.

O debate terá um total de quatro blocos, sendo o primeiro e o terceiro com temas livres, e o segundo e o quarto com assuntos determinados pelo mediador. Os candidatos farão perguntas uns aos outros, escolhendo quem responde, e a ordem foi sorteada previamente.

Cada candidato terá 40 segundos para fazer a pergunta e 1 minuto e 40 segundos para responder. A réplica terá duração máxima de 1 minuto e 15 segundos, enquanto a tréplica será de 1 minuto. Ao fim do debate, cada um terá 2 minutos suas considerações finais.

Em São Paulo, o debate será mediado por César Tralli. No Riom Ana Paula Araújo será responsável por comandar o evento.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line