Por que Lula se irritou com seus marqueteiros na Argentina

Atualizado em 3 de novembro de 2026 às 16:04
O presidente Lula. Foto: Brenno Carvalho/Agência O Globo

O presidente Lula (PT) se irritou com a apresentação dos marqueteiros Rafael Marroquim e Chico Kertesz à imprensa argentina como responsáveis por sua vitória eleitoral, segundo a coluna de Bela Megale no jornal O Globo. Os dois participaram de uma coletiva por vídeo no fim da semana passada e apareceram em reportagens locais como os “magos da estratégia de Lula”.

Relatos de aliados apontam que o presidente se contrariou especialmente porque não atribui a vitória sobre Flávio Bolsonaro (PL) ao marketing de sua campanha.

Lula atribui o resultado à mobilização popular, com destaque para o trabalho do deputado federal André Janones (Rede-MG). O parlamentar administra o canal de WhatsApp “Exército do Lula”, que reúne mais de 10,5 milhões de seguidores.

O presidente também cita a participação espontânea de apoiadores nas ruas, especialmente estudantes, como fator para o desfecho da disputa. Essa leitura diverge da projeção dos profissionais de marketing como protagonistas do resultado eleitoral.

André Janones reunido com Cristina Kirchner e publicitários na Argentina
André Janones, Cristina Kirchner, Rafael Marroquim e Chico Kertesz reunidos. Foto: Reprodução

Comunicação petista enfrentou críticas durante a campanha

A comunicação da campanha petista enfrentou questionamentos internos, que cresceram depois de Flávio terminar o primeiro turno à frente. As críticas alcançaram integrantes do partido e do governo.

O ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira, também recebeu críticas de setores do PT e do governo durante a corrida eleitoral. Petistas avaliam que a exposição de Marroquim e Kertesz na Argentina pode estar ligada ao interesse do grupo em conquistar espaço na eleição presidencial argentina do próximo ano.

Janones se reuniu com o ex-ministro da Fazenda Sergio Massa na segunda (2). Massa pretende disputar novamente a Presidência contra Javier Milei, e Marroquim e Kertesz participaram do encontro.

Diario do Centro do Mundo
O Diário do Centro do Mundo (DCM) é um portal brasileiro de jornalismo digital fundado em 2013. O site publica notícias e análises sobre política, economia, cultura, mídia, comportamente -- tudo o que é relevante, no Brasil e no exterior