Por que Nadal voltou ganhando tudo

Atualizado em 2 de outubro de 2014 às 16:34

A contusão não afetou sua principal arma: a cabeça.

Coração de leão
Coração de leão

Nadal ficou sete meses afastado, por problemas físicos, e voltou este ano com a habitual incógnita que cerca todo tenista que se contunde com gravidade.

Sua carreira estaria acabada?

Ao vencer espetacularmente Djokovic na final do Aberto dos Estados Unidos e chegar assim a seu 13.o título de Grand Slam, ficou claro que Nadal é hoje mais Nadal que nunca.

Sua maior arma não foi afetada pelo afastamento: a cabeça.

Foi na mente que ele venceu Djokovic, considerando que tecnicamente Djokovic é ligeiramente superior e fisicamente ambos se equivalem.

Depois de dois sets em que ficaram no 1 a 1 na final, Djokovic comandou o terceiro set – que não definiria o campeão, mas encaminharia as coisas para o lado de quem vencesse uma maratona tenística de tal nível.

Djokovic esteve na frente o tempo todo no terceiro set. No 4 a 4, Nadal sacou 0 a 40, e conseguiu milagrosamente salvar seu serviço. No 4 a 5, Djokovic ofereceu uma só chance de quebra a Nadal.

Foi o suficiente para que ele levasse um set em que correu atrás – em todos os sentidos – desde o começo.

No terceiro set, Djokovic era uma caricatura dele mesmo. E Nadal  liquidou rapidamente em 6 a 1.

Viu-se no torneio que Nadal retornou ao tênis com um jogo mais agressivo, para encurtar os pontos e evitar tanto desgaste.

Mas na final ele foi o Nadal de sempre. Obrigou Djokovic a bater uma, duas, três vezes até enlouquecer de tanto bater numa parede.

A principal arma de Nadal esteve sempre com ele nestes meses todos fora das quadra, e está de novo com ele: a mente superpoderosa.

Com a mesma idade de Nadal hoje, 27 anos, Federer, o recordista de Grand Slams, tinha 13 títulos, como o espanhol.

Nadal vai chegar onde?

Com este coração, ninguém sabe o que poderá detê-lo na marcha rumo ao recorde de Grand Slams.