Por que o Brasil não tem furacões como o Milton

Atualizado em 9 de outubro de 2024 às 16:12
Olho do furacão Milton registrado pela Nasa, agência espacial dos Estados Unidos. Foto: Reprodução

O furacão Milton, classificado como de categoria 5 (a mais grave), quando ventos ultrapassam 252 km/h e há risco de danos a construções e rodovias, tem se aproximado da Flórida nos Estados Unidos. A previsão é que o estado seja atingido na noite desta quarta (9) ou na manhã desta quinta (10).

Os Estados Unidos e outros países são atingidos periodicamente por fenômenos climáticos do tipo, mas o Brasil não sofre com eles. Segundo meteorologistas, as chances de que um furacão atinja o país são mínimas.

A formação de um fenômeno do tipo depende de diversos fatores e um dos principais é o aumento da temperatura das águas do mar acima de 27ºC. “No Brasil, nós não temos isso. As maiores temperaturas são registradas no mar do Nordeste, onde não passam de 26°C”, diz Bianca Lobo, do Climatempo, à BBC News Brasil.

Outro fator é o cisalhamento, ou “tesoura de vento”: uma mudança de velocidade ou de direção das correntes. O fenômeno é raro em países localizados na linha do Equador, como o Brasil. A localização do território nacional também inviabiliza que uma tempestade formada no Caribe atinja o país: ela perderia completamente a força antes de chegar aqui.

Michael Pantera, meteorologista do Centro de Gerenciamento de Emergência de São Paulo, afirma que somente as mudanças climáticas podem mudar as chances do fenômeno atingir o país. “Por enquanto, é quase impossível que um furacão atinja o Brasil, a não ser que as mudanças climáticas também tenham alguma influência”, avalia.

Furacão Milton é visto avançando no Golfo do México por imagens de satélite. Foto: Reuters

O furacão Milton é apontado como possivelmente o pior dos últimos 100 anos nos Estados Unidos. O presidente do país, Joe Biden, pediu para que a população da Flórida que mora nas áreas que podem ser atingidas deixe suas casas imediatamente. “É uma questão de vida ou morte”, disse o democrata.

Com a aproximação do Milton, algumas partes da Flórida têm sido atingidas por uma série de tornados nesta quarta. Foram emitidos mais de 20 alertas para o fenômeno pelo Serviço Nacional do Clima dos EUA apenas na manhã desta quarta.

Cerca de 5,9 milhões de pessoas tiveram que deixar suas casas em 11 condados do estado após uma ordem de evacuação obrigatória do governo local. Veja vídeos do furacão:

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line