Por que o Datafolha não pergunta sobre as conexões do bolsonarismo com o nazismo? Por Moisés Mendes

Atualizado em 1 de julho de 2023 às 23:03
Bolsonaro com sósia de Hitler
Foto: Reprodução

Bolsonaro teve sua imagem, suas falas e suas atitudes conectadas muitas vezes ao nazismo, antes e durante os quatro anos de governo.

O sujeito recebeu no Brasil e fez fotos ao lado de uma líder de extrema direita identificada com o nazismo, a deputada Beatrix von Storch, dirigente do partido Alternativa para a Alemanha.

Antes, como deputado, Bolsonaro apareceu ao lado de um sósia de Hitler. O governo de Bolsonaro teve ocupantes de altos cargos simpatizantes declarados do nazismo.

Grupos de sustentação do bolsonarismo manifestaram publicamente posições identificadas com o nazismo.

E mesmo assim a Folha nunca saiu a campo a perguntar se o Brasil corria o risco de vir a ser um país nazista.

Mas agora a Folha foi, com o seu Datafolha, atrás de eleitores para indagar se o Brasil pode virar um país comunista. E 52% responderam afirmativamente.

Qual é o sentido da pergunta? Qual é a possibilidade real de o Brasil ter um regime comunista hoje? Zero. Não há nada que justifique a pergunta.

A Folha pode dizer que fez a pesquisa a partir de uma declaração de Lula, na quinta-feira, na abertura do Foro de São Paulo, em Brasília.

Os participantes do encontro que reúne as esquerdas ouviram Lula dizer que ninguém deve temer a perseguição difamatória da extrema direita.

Lula disse:

“Eles nos acusam de comunistas, como se nós ficássemos ofendidos com isso. Nós ficaríamos ofendidos se nos chamasse de nazista, neofascista, de terrorista. Mas de comunista, de socialista, nunca. Isso não nos ofende. Isso nos orgulha muitas vezes. E, muitas vezes, nós sabemos que merecemos isso”.

Bolsonaro em 2011 com bigodinho de Hitler: ‘Ficaria bravo se tivesse brinquinho’

Foi isso. Lula declarou que não se ofende de ser chamado de comunista, porque não vê na ‘acusação’ nada de pejorativo ou comprometedor, como pensa o fascismo.

E a Folha pega o desabafo do presidente e sai então a perguntar sobre a ameaça comunista. A pergunta foi assim formulada:

O Brasil corre o risco de se tornar um país comunista?

O alto índice dos 52% que disseram que sim mostra como a população embarca nas provocações da Folha. Por ignorância e por incapacidade de discernimento diante do ambiente político e de compreensão da própria pergunta imbecil. E por má fé porque são de direita ou de extrema direita.

Como alguém pode, racionalmente, achar que o Brasil está sob ameaça do comunismo, depois de quatro anos de imposição dos crimes do fascismo, relevados por um sistema de Justiça omisso e covarde e pela própria Folha?

A Folha deveria sair a perguntar sobre a relação do bolsonarismo com o nazismo, a partir de bases concretas, como o racismo explícito, ao invés de tentar assustar a população com o comunismo.

O interessante é que a pesquisa foi feita em meio ao julgamento e à condenação de Bolsonaro no TSE. O fim de Bolsonaro pode abrir caminho para o comunismo? É essa a insinuação?

A Folha, que só não foi bolsonarista porque Bolsonaro a esnobou e a afastou de suas relações quando esteve no poder, é permanente e descaradamente golpista.

Publicado originalmente no blog do autor

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link