Mídia

Por que o filme da Barbie está enlouquecendo famílias cristãs e políticos conservadores

Barbie. Foto: Warner Bros/Divulgação

Uma das maiores estreias do ano, Barbie chega aos cinemas nesta quinta-feira (20). A produção de Greta Gerwig, no entanto, vem incomodando cristãos e parlamentares conservadores, tanto no Brasil como nos EUA.

O Movieguide, guia norte-americano de filmes e séries para famílias cristãs, recomendou que os pais não levem seus filhos para ver o filme. De acordo com o site, o longa-metragem promove “histórias de personagens lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros”.

Um dos analistas do Movieguide afirmou que a Mattel, empresa que produz o brinquedo e o filme, “cometeu um erro grave” ao “atender a uma pequena porcentagem da população”.

No Brasil, a deputada estadual Alê Portela (PL-MG), apoiadora do ex-presidente Jair Bolsonaro, compartilhou nas redes sociais uma campanha contra Barbie. Em uma publicação no Instagram, a parlamentar disse que a produção da Warner Bros representa uma “distorção” de valores éticos e morais.

“O novo filme da Barbie é o assunto do momento! Afinal, trata-se de uma boneca icônica que marcou a infância de várias gerações de meninas. Podemos pensar que um filme baseado nessa personagem seria voltado para o público infantil e familiar, destacando a feminilidade. No entanto, essa suposição está errada”, escreveu a deputada na legenda da publicação.

Margot Robbie como Barbie. Foto: Divulgação/Warner Bros

Para políticos republicanos e figuras de direita dos EUA, Hollywood está o usando o filme para manipular o público norte-americano a consumir “propaganda chinesa”, através de mensagens subliminares sobre disputas marítimas internacionais.

Segundo a jornalista Katrina Vanden Heuverl, do The Guardian, os senadores Marsha Blackburn e Ted Cruz alegam que um mapa do filme da Barbie mostra a “linha de nove traços” que os chineses usam para afirmar o controle sobre o Mar da China Meridional. A Warner Bros, por sua vez, explicou que o mapa “retrata a jornada fictícia da boneca, viajando da Barbie Land até o ‘mundo real’”.

Nos Estados Unidos, o filme é recomendado para maiores de 12 anos por conter “breves linguagem sugestivas”. No Brasil, a classificação indicativa, definida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, também foi confirmada em 12 anos.

A história se passa na Barbie Land, o mundo mágico das Barbies, onde todas as versões da boneca vivem em completa harmonia. No entanto, uma delas percebe que talvez sua vida não seja tão perfeita assim. A Barbie interpretada por Margot Robbie acaba indo para o mundo real e descobrindo algumas verdades sobre sua realidade.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Caroline Saiter

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Caroline Saiter

Recent Posts

Enchentes no RS: Lula cobra coordenação de falas e ações de seus ministros

Durante uma reunião de emergência nesta segunda-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva…

27 minutos ago

As gangues das fake news vão escapar de novo? Por Moisés Mendes

Uma informação para estragar o ânimo dos otimistas com a chance de enquadramento dos disseminadores…

27 minutos ago

Lula anuncia volta ao RS para novas medidas de apoio; saiba o que já foi feito

Nesta segunda-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou sua intenção de…

36 minutos ago

Domingão de Huck, com apoio ao RS, derrapa na audiência

A transmissão especial do Domingão com Huck em apoio às vítimas da tragédia no Rio…

1 hora ago

Amil cancela planos de saúde de crianças autistas e portadoras de doenças raras

A Amil, operadora de planos de saúde, está no centro de uma controvérsia após cancelar…

1 hora ago

Golpe online: software rouba imagem facial e acessa aplicativos bancários; entenda

O Gold Pickaxe, (“Picareta de Ouro”, em tradução livre), está usando a engenharia social para…

2 horas ago