Por que o Minhocão deve ser destruído e não revitalizado

Miragem

 

O prefeito Fernando Haddad sancionou na última semana de julho o novo Plano Diretor da cidade de São Paulo. Um dos artigos prevê a desativação completa do Elevado Costa e Silva, o famoso Minhocão. Com isso, retomamos a antiga discussão sobre o que fazer com o monstrengo entregue por Paulo Maluf em 1971, no aniversário de 417 anos da capital. A hipótese mais provável, defendida por alguns modernos e abraçada com fervor por meia dúzia de vereadores, é a de transformá-lo em um parque suspenso. Mas será mesmo que essa é a melhor opção?

Maluf idealizou o Minhocão com o objetivo de desafogar o trânsito na região central. Especialistas, no entanto, consideram que a obra pouco contribui para essa finalidade, uma vez que na época em que foi entregue a Marginal não havia nem sido concluída e sua capacidade para carros é pequena. Além disso, é certo que ele desvalorizou não apenas os edifícios que o cercam, como toda a região, e tornou inóspitas as vias de baixo.

Os moradores dos prédios que cercam o elevado foram condenados a conviver com barulho e poluição em níveis insuportáveis. Tiveram seus imóveis incrivelmente desvalorizados e ainda assistiram a proliferação da prostituição, do tráfico e consumo de drogas além dos intermináveis assaltos. Se não bastasse, o térreo e o primeiro andar praticamente não recebem a luz do sol. Comerciantes e moradores também sofrem há 40 anos com a umidade e as goteiras provenientes do viaduto. Um cenário lúgubre que não tem perspectiva de mudança com a transformação do local em parque suspenso.

Caso se decida pelo parque, a vida embaixo do elevado continuará caótica. A vida acima da via também continuará causando dor de cabeça aos moradores. Afinal, como defende o vereador Nabil Bonduki (PT), relator do Plano Diretor e um dos signatários da iniciativa de criação do parque na Câmara Municipal, prevê-se, entre outras coisas, que o elevado seja palco de eventos como o festival do Baixo Centro e o carnaval – ou seja, os moradores não estarão livres do barulho.

A instalação do parque é uma ideia um pouco inspirada no High Line, jardim suspenso implantado em uma antiga linha ferroviária em Nova York. O que não se fala por aqui é que o contexto da High Line é muito diferente. O espaço americano está localizado em uma área industrial, sem a proximidade com edifícios residenciais e serviu para vitalizar uma área afastada e abandonada. Em São Paulo, a linha localiza-se no coração da cidade, área de intensa circulação.

A demanda por um espaço de lazer é outro argumento de quem é contrário a demolição. Porém, a retirada da via não encerra essa possibilidade, uma vez que a praça Marechal Deodoro seria revitalizada, bem como o Parque Augusta poderia ser reformado – isso, sem considerar que o desaparecimento do elevado destravaria por completo a intransponível barreira de circulação entre a região central e bairros importantes como Vila Buarque, Santa Cecília, Pacaembu, Perdizes, entre outros.

Implodir o elevado Costa e Silva é uma maneira eficaz e, segundo especialistas, não muito cara, de devolver a vivacidade às pessoas que moram e circulam na região. Manter uma aberração daquelas em pé, com a fútil e marqueteira argumentação de criar um novo espaço de lazer, considerando mais o impacto que a iniciativa pode ter nos meios de comunicação, e menos os benefícios para a cidade, é uma medida egoísta e inapropriada. Só com o seu desaparecimento por completo, São Paulo se libertará do fantasma que assombra a região central há mais de 40 anos.

 

Jose Cassio

JC é jornalista com formação política pela Escola de Governo de São Paulo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Jose Cassio

Recent Posts

Número de mortos na guerra em Gaza chega 34.488 anuncia Hamas

O Ministério da Saúde da Faixa de Gaza, governada pelo grupo palestino Hamas, anunciou nesta…

22 minutos ago

Socialite conta como foi passar 10 anos em um cativeiro de luxo: “Estava puro osso”

A socialite Regina Gonçalves, de 88 anos, afirma que foi mantida em cárcere privado por…

56 minutos ago

Petistas querem sinalização de Lula favor da cassação de Moro; entenda

Líderes do Partido dos Trabalhadores (PT) pressionam para que o presidente Luiz Inácio Lula da…

1 hora ago

Café da Manhã do DCM TV: Protestos contra Israel, nos EUA, surpreendem sionistas

https://www.youtube.com/watch?v=_bAjTS2OZRA Leandro Fortes comenta a analisa o noticiário, conversa com a analista internacional Rose Martins,…

1 hora ago

“Aumento alarmante” de grupos neonazistas no Brasil será investigado pelo governo

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da…

2 horas ago

Filiação de jovens partidos políticos segue caindo; PT, PL e PSOL são exceções

A participação de jovens de 16 a 24 anos em partidos políticos brasileiros vem diminuindo…

2 horas ago