Por que Ricardo Lewandowski é o ministro do STF que aprecio. Por Afrânio Silva Jardim

Atualizado em 28 de junho de 2018 às 8:22
Ricardo Lewandowski. Foto: EBC

PUBLICADO ORIGINALMENTE NO FACEBOOK DO AUTOR

Depois de tantos anos de observação e reflexão, confesso que o ministro que aprecio no Supremo Tribunal Federal chama-se RICARDO LEWANDOWSKI.

Ele tem muitas semelhanças com o meu falecido pai, inclusive física. O magistrado Ricardo Lewandowski é um homem de boa-fé, humano e busca, acima de tudo, a realização da justiça. Meu pai também tinha estas qualidades.

Em relação ao seu conhecimento jurídico, basta dizer que ele é professor titular da faculdade de direito da USP e pertenceu ao antigo e famoso tribunal de alçada criminal do Estado de São Paulo.

Entretanto, julgo que o mais importante de tudo é a sua formação humanista e sua honestidade de propósito. Gosto de seus votos, embora nem sempre concorde com eles.

Para fechar esta confissão de afeto, digo que teria muita honra, satisfação e alegria em tê-lo como irmão ou filho, que não tive. Lógico que falo hipoteticamente, tendo em vista as nossas idades.

Não o conheço pessoalmente, mas, desinteressadamente, gostaria de tê-lo como amigo, algum dia. Gosto do ministro Lewandowki e o tenho como uma pessoa de bem, no mais amplo sentido da palavra.

Afranio Silva Jardim, professor de Direito da Uerj.”

Afranio Silva Jardim, professor associado de Direito Processual Penal da Uerj.

.x.x.x.

Afrânio escreveu este artigo há algum tempo e decidiu republicá-lo depois da decisão que transfere ao Congresso Nacional a decisão sobre privatizações durante o governo Temer, para proteger o Brasil de dano irreversível.