Destaques

Por que Thammy Miranda atormenta o frágil macho bolsonarista. Por Moisés Mendes

Esta foto é devastadora para as certezas do macho bolsonarista. Ele sempre esbraveja, agride, ofende e se mantém no ataque, porque necessita avisar que é macho.

Mas nunca havia denunciado tantos abalos na própria fragilidade quanto nesse caso da propaganda de Thammy Miranda para o Dia dos Pais da Natura.

O macho inseguro aguentou as propagandas com homens andando de mão com homens e de mulheres beijando mulheres, que aparecem de vez em quando na TV e na internet.

Mas agora, não. Agora foi demais. A bronca é com Thammy, por quem Carluxo teria se apaixonado. É o que assegura Gretchen, a mãe de Thammy.

Aí foi difícil segurar. Thammy fazendo propaganda para a Natura, ao lado de Andressa, sua bela mulher, vai além da conta. Não é uma propaganda de havaianas, nem de cerveja, nem de banco.

É propaganda de perfume, cremes, hidradantes, sabonetes, óleos, tudo ligado a cuidados com a aparência e com cheiros bons. É uma propaganda de pai.

O macho bolsonarista sempre se sentiu seduzido por gente anônima com o perfil de Thammy. Agora está diante de alguém pop, ficou diante de Thammy num papel que ele acha que é só seu.

O bolsonarista engana-se e se protege na sensação de que pessoas com o perfil de Thammy são uma ameaça, porque concorrentes da sua condição de macho. Mas já se deu conta, com aperto no peito, de que não é bem assim.

O macho inseguro percebe que tem mesmo é atração por Thammy. Ele inveja e deseja Thammy. Thammy, gays, trans, queers – todas e todos que ele não decifra não representam perigo de concorrência.

O medo do macho bolsonarista não é o da ameaça à imagem clássica de virilidade. É outro. É o temor de fazer concessões, mesmo que imaginárias, ao desejo reprimido. Thammy o pertuba, e mais agora como pai.

Ele não suporta ver Thammy, o filho e a mulher de Thammy, a família toda associada a uma marca famosa. O macho inseguro, aquele da família da margarina, é perturbado por Thammy.

Thammy é a fantasia reprimida do sujeito atormentado, que via avô, pai e tios como clichês de macho, mas se defronta com uma figura que abala suas verdades e o seu sossego.

O bolsonarista ataca porque tenta se livrar da atração que sente pelo que não entende mas deseja.

Thammy, Jean Wyllys, Marielle e muitos outros e outras transformaram-se em existências insuportáveis para o machão bolsonarista.

Foram e são fortes demais para a fraqueza de um fascista que, a partir de agora, pode até esconder da mulher e dos filhos que usa hidradante da Natura.

Moisés Mendes

Moisés Mendes é jornalista em Porto Alegre, autor de “Todos querem ser Mujica” (Editora Diadorim) - https://www.blogdomoisesmendes.com.br/

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Moisés Mendes

Recent Posts

Governo Lula quer suspender dívida do RS e estuda enviar R$ 1,3 bilhão em emendas

O governo Lula vai propor a suspensão do pagamento da dívida do Rio Grande do…

31 minutos ago

“Preferia ter morrido”: como foi primeira noite de dono de Porsche na prisão

O empresário Fernando Sastre de Andrade Filho, dono de Porsche que matou motorista de aplicativo…

58 minutos ago

DCM Ao Meio-Dia: Lula reage ao caos de RS e critica Bolsonaro: “Quando teve cheia na Bahia, ele estava no jet ski”

AO VIVO. Kiko Nogueira e Pedro Zambarda fazem o giro de notícias. Entrevista com o…

1 hora ago

MP denuncia Gabriel Monteiro por abuso de poder

O Ministério Público do Rio (MPRJ), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Investigação…

2 horas ago

VÍDEO – Lula critica fake news bolsonarista sobre enchentes no RS: “Gente apostando na desgraça”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou, nesta terça-feira (7), aqueles que têm…

2 horas ago

AO VIVO: Lula participa do programa “Bom dia, Presidente”

https://www.youtube.com/watch?v=hT2GvhCdqHs Nesta terça-feira (07), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa ao vivo…

3 horas ago