Categories: DestaquesMundo

Por que um grupo de mulheres saiu de lingerie pelas ruas de Madri

Publicado na BBC Brasil.
Em plena luz do dia, grupos de mulheres andaram pelas ruas de Madri e Sevilha de lingerie na última quarta-feira, gerando olhares curiosos, insultos e até reclamações para a polícia.

Mas o passeio com traje íntimo tinha um objetivo: um protesto contra uma propaganda de uma ótica local que, na visão delas, colocava as mulheres como ‘objeto’.

No comercial de TV da Multiópticas (assista aqui), um homem entra em um bar do “Velho Oeste” cheio de mulheres e ao final escolhe uma de lingerie que está de óculos. A voz de fundo diz “Tenha a incrível sensação de estrear todas as vezes que quiser”.

Segundo Yolanda Domínguez, idealizadora do protesto, a propaganda faz um comparativo das mulheres com acessórios ao estabelecer uma analogia delas com os óculos – assim como eles, as mulheres seriam acessíveis e acessórias. A campanha “Acessíveis e Acessórias” criada por ela chegou a ser compartilhada mais de 40 mil vezes no Facebook.

“Neste anúncio, é feita uma analogia entre um objeto e as mulheres, caracterizando-as como ‘acessíveis’ e ‘acessórias’: acessíveis porque estão dispostas e disponíveis, e acessórias porque você pode trocá-las quantas vezes quiser”, escreveu Domínguez na sua página.

Para manifestar a indignação com a campanha, as mulheres saíram vestidas de lingerie e foram visitar lojas da Multiópticas com os mesmos trajes que as mulheres da propaganda aparecem.

 

 

“Quem quer ir vestida da mesma forma que o anúncio nas lojas da marca para recriar essa imagem?”, perguntou Yolanda Domínguez pelas redes sociais. Mais de 100 mulheres responderam positivamente, mas um número bem menor compareceu ao protesto.

“Em algumas lojas, nos insultaram e em outras chamaram a polícia”, contou Domínguez. “Na realidade, era a reação que a gente esperava. Se eles não queriam essa imagem em suas lojas, por que a Multiópticas colocou essa imagem na sua propaganda?”

Esta não é a primeira vez que Yolanda Domínguez faz protestos nas redes sociais. “Desde 2008, comecei a fazer esse tipo de campanha. Escolhi esta maneira porque gosto da arte como local de encontro e experiência social. Gosto de propor experiências por meio das quais as pessoas se juntem e participem.”

A empresa emitiu um comunicado em que lamenta a polêmica. “A propaganda não pretende ser uma representação literal do Velho Oeste”, explicou à BBC um dos representantes da Multiópticas.

“De 19 mulheres, só três aparecem de lingerie (na propaganda). Ele (o homem) vai vestido assim porque está vindo da rua.”

 

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Aniversário de 79 anos da morte de Mussolini tem homenagens facistas

O 79º aniversário da morte de Benito Mussolini e sua amante, Claretta Petacci, foi celebrado…

1 hora ago

Quem é Andressa Mendonça, ex-mulher que ameaça ‘contar podres’ de senador bolsonarista

Andressa Mendonça, ex-mulher do senador Wilder Morais, ganhou destaque neste domingo (28) ao ameaçar expor…

2 horas ago

Ex-mulher de senador Wilder Morais ameaça contar podres se bolsonarista não abrir carteira

Ex-mulher do senador Wilder Morais (GO), Andressa Mendonça ameaçou expor os podres do bolsonarista caso…

3 horas ago

Madonna de cidadã honorária do Rio é o cúmulo da viralatice. Por Nathalí

Por Nathalí Dessa vez a síndrome de vira-lata foi longe demais: a câmara de vereadores…

3 horas ago

“Sou um adulto concorrendo contra um garoto de 6 anos”, diz Biden sobre Trump

O tradicional jantar anual da Associação de Correspondentes da Casa Branca se tornou palco para…

4 horas ago

Denúncia da PGR revela que bolsonaristas do 8/1 planejavam “tomada de poder”

Uma nova denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Shirley Faethe de Andrade, envolvida nos…

6 horas ago