Por telefone, Macron e Scholz apelam a Putin por cessar-fogo na Ucrânia

Atualizado em 28 de maio de 2022 às 23:06
Foto de Putin com olhar sério para a câmera. Ao fundo, bandeira da Rússia.
Líderes europeus pediram um cessar-fogo imediato na Ucrânia. Foto: AFP/Sergei GUNEYEV / Sputnik

Os líderes dos dois mais importantes países da União Europeia, Alemanha e França, fizeram um telefonema para o presidente da Rússia, Vladimir Putin, neste sábado (28), no qual pressionaram para que o país concordasse com um cessar-fogo imediato na Ucrânia e retire as tropas do país.

Olf Scholz, chanceler alemão, e o presidente francês Emmanuel Macron conversaram com Putin durante 80 minutos “por iniciativa” deles, de acordo com a assessoria de imprensa do governo da Alemanha.

“A chanceler alemã e o presidente francês pediram um cessar-fogo imediato e a retirada das tropas russas. Eles pediram ao presidente russo que se envolvesse em sérias negociações diretas com o presidente ucraniano e encontrasse uma solução diplomática para o conflito”, disse o comunicado do governo alemão.

Já um comunicado do escritório presidencial francês, no Palácio do Eliseu, disse: “Qualquer solução para a guerra deve ser negociada entre Moscou e Kyiv”.

Na ligação, Macron e Scholz pediram que o governo russo liberte os cerca de 2500 defensores de Azovstal que estão como prisioneiros de guerra pelo Exército russo. Os líderes solicitaram ainda que Putin suspendesse o bloqueio de Odesa para que a exportação de grão por meio de Mar Negro seja restabelecida, para evitar uma crise alimentar mundial, diz o comunicado.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link