Porta-voz do Departamento de Estado dos EUA comenta posição do diretor da CIA sobre eleições no Brasil

Atualizado em 5 de maio de 2022 às 16:51
Porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos
Porta-voz fala sobre posição do diretor da CIA

O porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos comentou nesta quinta-feira (5) sobre a posição do diretor da CIA sobre as eleições no Brasil. Ao ser questionado sobre a fala do dirigente do Serviço de Inteligência dos EUA, William Burns, ele disse que não poderia falar sobre mensagens ou viagens do diretor, mas que o “Brasil tem forte histórico de eleições livres e justas”.

“Assim como os Estados Unidos, o Brasil é uma democracia forte e ambos temos o compromisso de garantir nossas democracias decididas pelo povo. Temos muita confiança nas instituições democráticas do Brasil. O Brasil tem forte histórico de eleições livres e justas com transparência e altos níveis de participação eleitoral”, disse o porta-voz.

Ele ainda afirmou que “é importante que os brasileiros, enquanto aguardam ansiosamente as eleições, tenham confiança em seus sistemas eleitorais” e também que “o Brasil está novamente em posição de demonstrar ao mundo através dessas eleições a força duradoura da democracia brasileira”.

O diretor da CIA teria dito a integrantes do governo Bolsonaro que o presidente brasileiro deveria parar de questionar a integridade das eleições no país. A informação é da agência de notícias Reuters. O alerta teria sido feito em uma reunião em julho de 2021, segundo relatos de fontes, que não quiseram ser identificadas.

Veja o vídeo

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link