Portaria do INSS sobre prova de vida pode ter inflado números de Bolsonaro no 1º turno; entenda

Atualizado em 13 de outubro de 2022 às 21:37
Presidente Jair Bolsonaro (PL). Foto: Reprodução

A manobra usada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) para aumentar o comparecimento do grupo entre 60 e 94 anos, funcionou. Quase 1 milhão de idosos compareceu ao primeiro turno das eleições após o INSS publicar uma portaria no dia 3 de fevereiro, que passou a considerar o comprovante de votação como prova de vida para aposentados e pensionistas. Com informações do Valor Econômico.

Em fevereiro deste ano, a presidência do INSS divulgou a Portaria nº 1.408, que inclui a votação nas eleições como um dos meios de válidos de realização da prova de vida.

Essa decisão pode ter aumentado o eleitorado apto a votar nessa faixa etária, que cresceu mais do que o eleitorado total.

Segundo o levantamento do Valor Data, a abstenção se manteve acima daquela registrada no 1º turno das eleições de 2018, para praticamente todas as faixas etárias até os 50 anos. A partir dessa idade, a abstenção caiu até os 94 anos, passando a aumentar a partir daí.

Levantamento Valor Data

No eleitorado total, a abstenção foi de 20,9%, levemente superior do que em 2018, que registrou 20,3%.

Entre os eleitores de 70 a 74 anos, a abstenção chegou a cair 5,8 pontos percentuais, chegando a 38,9%. Nesta idade, o eleitor não é mais obrigado a comparecer. Em 2018, esta faixa etária registrou um comparecimento de 44,7%

Fake News

Circulou em grupos de Telegram e WhatsApp que a prova de vida no voto se daria apenas mediante o voto em Jair Bolsonaro; isso seria possível de ser detectado por haver uma ligação entre os sistemas do TSE e do INSS.

 

Mentira que circulou nos aplicativos de mensagem

A mentira tomou tal proporção que precisou ser desmentida pela Justiça Eleitoral em seu site 

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link