Porteiro precisa ser protegido, não pressionado. Por Kennedy Alencar

Atualizado em 1 de novembro de 2019 às 16:00

PUBLICADO NO BLOG DO KENNEDY ALENCAR

É enorme a pressão sobre o porteiro que citou o nome do presidente Jair Bolsonaro no caso Marielle. O porteiro precisa ser protegido, não pressionado. Se ele mentiu, como diz o Ministério Público do Rio de Janeiro, claro que é preciso apurar. Também é claro que o presidente da República tem direito a uma defesa plena e ampla, mas isso tem de ser feito dentro da lei.

É estranho Bolsonaro e o ministro da Justiça, Sergio Moro, quererem usar a Polícia Federal como polícia política. O objetivo seria investigar o porteiro e a circunstâncias do depoimento dele.

A Polícia Federal é uma polícia de Estado, não é uma polícia de governo. Uma investigação tem de obedecer aos requisitos legais e não à vontade do presidente da República ou do ministro da Justiça.

Nesse contexto, entraram mal no caso duas autoridades que têm muita responsabilidade: Moro e o procurador-geral da República, Augusto Aras. Moro desqualificou depoimento do caseiro. Aras o chamou de “factoide”. O procurador-geral da República considerou Bolsonaro uma vítima. Ora, isso é atitude de engavetador-geral da República.

A investigação do caso Marielle tem quase 600 dias. Polícia Civil e Ministério Público até hoje não deram solução satisfatória. Pelo contrário, há diversas frentes abertas, inclusive com diferença de opinião em relação ao que pensava a antecessor de Aras, Raquel Dodge. Portanto, é preciso cautela para aguardar os desdobramentos.

O que ganharia um porteiro ao inventar uma história contra o presidente? Por que anotaria que Élcio Queiroz, um dos acusados de matar Marielle Franco e Anderson Gomes, entrou para visitar a casa de Bolsonaro?

O cuidado com o tema demanda que Moro e Aras tenham mais lealdade à Constituição do que ao presidente da República.

*

Pendor autoritário

Chama atenção a reação do presidente Jair Bolsonaro lá da Arábia Saudita. Foi uma reação autoritária e desmedida, muito fora do tom. Houve ataque grave ao trabalho da imprensa e à TV Globo. Mostra mais uma vez que Bolsonaro não convive bem com a democracia e que tem essa estratégia danosa ao país de governar na base do conflito _criando crises, alimentando teorias conspiratórias e vendo inimigos imaginários.