Porto Alegre suspende resgates por risco de chuva, vento forte e descarga elétrica

Atualizado em 8 de maio de 2024 às 16:05
Operação de resgate no Rio Grande do Sul. Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

A Prefeitura de Porto Alegre (RS) determinou a suspensão dos resgates nesta quarta (8) por conta da chuva e dos ventos fortes que devem afetar a capital gaúcha nas próximas horas. O alerta da gestão municipal foi divulgado às 13h45.

A previsão, segundo a Prefeitura, é de chuva de até 15mm nas próximas horas, além das chances de descargas elétricas e ventos que podem ultrapassar os 80km/h. “Tão logo o tempo permita, as atividades serão retomadas”, diz o Executivo municipal.

Alerta divulgado pela Prefeitura de Porto Alegre (RS) nesta quarta (8). Foto: Reprodução

A Defesa Civil já havia divulgado um alerta para vento forte e até granizo na manhã de hoje. O órgão apontou ainda que há chances de descargas elétricas. O aviso tem vigência até 20h desta quarta.

O Rio Grande do Sul, que enfrenta uma tragédia causada pelos temporais desde a semana passada, deve sofrer com uma onda de frio que pode diminuir a temperatura para mínimas de 5ºC e 11ºC em diversos municípios.

A redução na temperatura deve afetar ainda mais a parcela da população que está desabrigada, já que faltam agasalhos e outros recursos. A onda de frio pode causar ou agravar quadros de hipotermia. “Será um momento difícil”, afirmou o governador do estado, Eduardo Leite (PSDB).

A catástrofe no estado já deixou 100 mortos, 128 desaparecidos e 372 feridos. Há mais de 163 mil pessoas desalojadas e outras 66.671 desabrigadas e acolhidas em abrigos do governo. No total, 83,9% dos municípios (417 de 497) foram afetados pelas fortes chuvas.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link